ANTT atende a pedido da Expresso Transporte e Turismo para operar a linha São Paulo-Curitiba

Agência atende a outros pedidos de linhas intermunicipais

ADAMO BAZANI/ALEXANDRE PELEGI

Mais uma empresa de ônibus rodoviários de olho na lucrativa linha São Paulo – Curitiba, que ao lado das ligações Belo Horizonte – São Paulo e Rio de Janeiro – São Paulo, está entre as de maior movimento do País.

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019, autorização para a Expresso Transporte e Turismo Ltda passar a operar o trajeto entre as capitais paulista e paranaense.

A Expresso Transporte e Turismo tem sede em Goiânia e opera diversas linhas interestaduais, principalmente entre o Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Atualmente, a ligação é operada por companhias como Viação Cometa e Viação Kaissara/Itapemirim com ônibus da Viação Garcia.

A própria Garcia, de Londrina, demonstrou interesse na linha ao tentar fazer um acordo com a Itapemirim/Kaissara de ceder 42 ônibus seminovos para as companhias que estão em recuperação judicial em troca da operação da linha por dez anos.

Entretanto, o negócio foi bloqueado pela Justiça.

Na prática, porém, ao “alugar” os ônibus para a Itapemirim/Kaissara, a Garcia faz a rota.

 

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RECADASTRAMENTO: TRANSPORTE RODOVIÁRIO EM REGIME DE AUTORIZAÇÃO

Pelas Deliberações 210 e 212, a Diretoria Colegiada da ANTT aprovou o recadastramento das empresas abaixo para a prestação do serviço regular de transporte rodoviário coletivo interestadual e internacional de passageiros realizado em regime de autorização:

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RECADASTRAMENTO TRANSPORTE RODOVIÁRIO EM REGIME DE FRETAMENTO

Pela Deliberação 201, a ANTT aprovou o recadastramento das empresas abaixo para a prestação do serviço regular de transporte rodoviário coletivo interestadual e internacional de passageiros realizado em regime de fretamento:

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PEDIDOS DE LINHAS

Em outras deliberações, a ANTT julgou desta forma os pedidos de empresas:

Deliberação nº 211: Atendido o pedido da empresa Expresso União Ltda., autorizando a implantação dos mercados de Luziânia (GO) e Cristalina (GO), para Belo Horizonte (MG), como seções da linha Brasília (DF) – Belo Horizonte (MG), prefixo nº 12-0047-00

Deliberação nº 207: Aprovada a transferência do mercado Caraí/MG, para São Paulo/SP da empresa Viação Nacional S.A para a Empresa Gontijo de Transportes Ltda.

Deliberação nº 199: Negado o pedido de transferência de mercados da Paratins Transportes e Turismo Ltda., para a 4 Irmãos Transportes e Turismo Eireli

PENALIDADES IMPOSTAS PELA ANTT

A Agência definiu ainda algumas penalidades a empresas, que vão desde a cassação da autorização, à declaração de idoneidade:

Deliberação nº 206: A ANTT mudou a pena de declaração de inidoneidade, imposta à empresa Prime Excelência em Viagens e Turismo Ltda, para multa no valor de R$ 4.000,00.

Deliberação nº 202: A Agência aplicou a pena de declaração de inidoneidade à Sul América Transportes Ltda., pelo prazo de 3 (três) anos, com a consequente cassação do seu Termo de Autorização de Fretamento – TAF.

Deliberações 196 e 203: A ANNT aplicou a pena de cassação da autorização às empresas Viação Anapolina Ltda e Rápido Planaltina Ltda

Adamo Bazani e Alexandre Pelegi, jornalistas especializados em transportes

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Comentários

Comentários

  1. Marcelo Rj disse:

    Porque a ANTT não consegue acabar com os cartéis do transporte interestadual e estimula a concorrência. No trecho Rio-SP todas as 4 empresas cobram os mesmos preços e não fazem promoções em dias e horários com menor demanda. Isso sem contar que das 4 empresas , 2 são do mesmo grupo. Ou seja só muda o letreiro.

  2. marcos Dametto disse:

    Interessante que, provavelmente, a Viação Garcia, há tempos, estaria tentando fazer a linha São Paulo – Curitiba. E, não sei porque não consegue, pois está na região, há mais de 80 anos e, aí, vem uma empresa lá do centro-sul e consegue a concessão. Realmente muito esquisito.

    1. Vinicius Britto disse:

      Maracutaia e negociatas na região centro-oeste principalmente Goaiania estao concentrados está vendas de linhas que são autorizadas. está expresso transportes tá no esquema como também a catedral

  3. Marcos Venicios de Oliveira disse:

    Concordo Marcelo, não só neste trecho de SP / Rio como em outros tantos, viramos refém de serviços mal prestados e preços absurdos por falta de concorrência…

  4. Cairo Ferreira gomeG disse:

    E porque existe um tal de dr.joao dentro da antt que vem fazendo negociatas e vendendo mercados junto com um tal de dr.wuele de Goiânia GO os quais deveria era ser denunciados.

    1. PEDRO FABIANO disse:

      João Paulo de Souza e Weber Ciloni?

  5. MARIO EDSON FRASSETTO disse:

    Senão tem propina então tem que ter Q.I. ( quem indica) aqui em pPiracicabtem demanda mais não consegue permanece pq tem empresa que manda na cidade e região

  6. MARIO EDSON FRASSETTO disse:

    Duvido que tenha uma melhora no atendimento de linhas regulares interestaduais com o mesmo precos e um aumento de linhas ainda continua sendo o país do monopólio

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