Doria decreta lei que autoriza contratação de financiamentos de R$ 2,3 bilhões para monotrilhos das linhas 15 e 18 e para a CPTM
Publicado em: 14 de fevereiro de 2019

Projeto já tinha sido aprovado pela Alesp. Recursos poderão ser remanejados. Publicação foi hoje
ADAMO BAZANI
O governador de São Paulo João Doria promulgou a lei 16.937, de 13 de fevereiro de 2019, que autoriza a captação de R$ 2,32 bilhões de crédito no mercado nacional e internacional, tanto em bancos privados como em instituições públicas e agências de fomento para a linha 15-Prata (monotrilho zona Leste), 18-Bronze (monotrilho do ABC) e 13-Jade (trem do aeroporto de Guarulhos).
Com estes empréstimos, o governo do Estado quer finalizar obras, bancar desapropriações e fazer modernizações.
Como mostrou o Diário do Transporte, o projeto é do ano passado, de autoria do ex-governador Geraldo Alckmin, e foi aprovado no início deste mês pela Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
A publicação oficial da lei ocorreu hoje, 14 de fevereiro.
Veja os valores:
– Linha 15-Prata (monotrilho da zona leste) e Linha 13-Jade (trem Guarulhos): R$ 922 milhões – com alteração da lei 1º da Lei nº 14.477, de 06 de julho de 2011.
– Linha 15 – Prata (monotrilho da zona Leste: Trecho Vila Prudente – Hospital Cidade Tiradentes) e Linha 13-Jade (trem Guarulhos): R$ 800 milhões com alteração da Lei nº 14.921, de 27 de dezembro de 2012.
Linha 18-Bronze (monotrilho do ABC): US$ 182,7 milhões ou, alternativamente, até o valor de R$ 603 milhões – com alteração da lei nº 15.696, de 12 de março de 2015. O dinheiro poderá ser usado para bancar as desapropriações para a implantação das estações e pilastras do elevado dos trens de pequeno porte com rodas de borracha.
Entretanto, como mostrou o Diário do Transporte, os decretos de utilidade pública das áreas que podem vir a ser desapropriadas venceram e o governo deve reeditá-los até o final do ano, de acordo com o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
MONOTRILHOS…SÓ dinheiro que vai e sempre na mesma! Meu Deus DO Céu!
E grana pra concluir Corredor da EMTU Guarulhos (Taboão e Aeroporto) / São Paulo (Metrô Tucuruvi e futura CPTM Tiquatira…) nada ! O Corredor “nasce” e “morre” dentro de Guarulhos ainda…!
Amigos, bom dia.
A foto acima, além de cortar o coração é a prova material que comprova o desperdício do dinheiro do contribuinte, no caso em Sampa, mas se estende por todo o país.
E se não bastasse, lá vem mais uma dívida para o contribuinte pagar, assim é fácil fazer qualquer coisa até eu que sou mais bobinho.
E tem mais uma coisa que eu não me conformo:
Observem a altura dessas colunas, pensem nas colunas da linha 1 Azul do metro da estação Armênia até Santana.
Será que nesse projeto essas colunas não estão super dimensionadas o que obviamente levou a obra a obra a ter um custo desproporcional ao Aerotrem, ou seja maior ?
Será que com tanto concreto não daria para passar um metro ai em cima ou até com colunas menores como as da linha 1 Azul do metro ????????????????????????????
Algum órgão poderia sanar esta pergunta, pois a resposta poderá ser surpreendente.
Mas só com cálculos da engenharia esta dúvida será sanada.
MUDA BARSIL, ACELERA SAMPA.
Att,
Paulo Gil
Pura VERDADE! Podiam concluir o “Expresso Tiradentes” como era o planejado…! COM ÔNIBUS !!!! AUTÊNTICO BRT! Mas o Serra, o Alckmin e o ex Prefeito Kassab resolveram “ostentar” junto com os idiotas úteis que votam em PR E PSDB …DEU NO QUE DEU !
PR não … Teclado… é PT
Linhas 15 e 18 tem que ser finalizadas logo, já que a pata-quada foi feita, e o dinheiro do cidadão foi pro lixo, de tantos atrasos, e problemas nos contratos, pelo amor de deus, finalizem logo isso, e nunca mais inventem obra de monotrilho novamente, o máximo trem ou expansão do Metrô.
Nossa mais dinheiro será que consegue termina antes da Nasa chegar em Marte