Viação I9 assume transporte coletivo em Andradas (MG)

Empresa já opera em Rio das Pedras

ALEXANDRE PELEGI

A partir desta segunda-feira Andradas, no sul de Minas, terá nova empresa prestando os serviços de transporte coletivo no município.

A cidade, conhecida como “Terra do Vinho”, tem cerca de 40 mil habitantes.

A Auto Viação I9, de Rio das Pedras, interior de São Paulo, fará a operação com 5 ônibus.

Todos os veículos possuem WI-FI, acessibilidade para portadores de deficiência, com elevador para cadeirantes, e segundo comunicado da prefeitura, “encontram-se em perfeitas condições de conservação”.

A concessão do transporte foi feita em 2014, e tem prazo por 10 anos. Nesse tempo, a Viação I9 já e a terceira empresa a assumir os serviços.

Antes, em agosto de 2017, a ETCO Transportes havia incorporado a Cordeiro, detentora do contrato de concessão.

Segundo o prefeito de Andradas, Rodrigo Lopes, esta encerrou suas atividades. Com amparo legal, a Viação I9 incorporou os serviços, sem alteração do preço da tarifa, hoje em R$ 3,20.

Uma das novidades que a empresa divulga para atrair mais passageiros é a adesão ao InoveCard, cartão da bilhetagem eletrônica. A cada 10 recargas, a passagem sai por R$ 2,80, uma economia de 40 centavos.

Um dos representantes da empresa, Romualdo Tavares Neto, afirmou em entrevista à TV Andradas, que o lema da empresa é levar a inovação ao transporte, com tecnologia embarcada.

A empresa apresentou para a Prefeitura as tecnologias que já utiliza em Rio das Pedras, onde opera o serviço de transporte urbano: o sistema de bilheteria eletrônica (cartão Inove Card), ITS, com monitoramento dos veículos em tempo real, e aplicativo de celular que permite ao usuário o acesso a informações quanto a itinerário, horários e tempo que falta para o ônibus chegar ao ponto.

Outro compromisso da empresa, segundo a prefeitura, é a ampliação da área de abrangência, atendendo bairros que não recebiam o serviço de ônibus. O horário também será diferenciado: atualmente os ônibus circulam até às 19h, e a partir do dia 11 de fevereiro estenderão a operação até às 23h 30, inclusive aos finais de semana.

Itinerários:

Linha 1: Alto da Serra/ Davi de Paula

Linha 2: Davi de Paula/ Alto da Serra

Linha 3: Jardim Itália/ Jardim Europa

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta