Monotrilho da linha 15-Prata com problemas novamente

Batida foi problema mais grave até agora Foto: Diário da CPTM

Composições tiveram de parar nas plataformas às 06h26 sem poder seguir viagem por problemas de energia

ADAMO BAZANI

Mais uma vez o monotrilho da Linha 15-Prata apresenta problemas, o que complica os deslocamentos de quem opta pela ligação na manhã desta sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019.

Há uma falha no sistema de energia que prejudica a circulação entre as Estações Vila Prudente e Vila União.

Desde pelo menos às 5h00, os trens já seguiam mais lentos, às 06h26, os trens tiveram de encostar nas plataformas e até às 6h43 permaneciam parados. Logo depois voltaram a funcionar, mas com velocidade reduzida e maior tempo de parada. Pouco antes das 07h, os aplicativos do Metrô apontavam que a linha estava normalizada.

O modal tem colecionado problemas, principalmente depois da abertura em período integral do novo trecho.

O problema mais grave registrado foi a batida no dia 29 de janeiro entre dois trens na estação Jardim Planalto, que ainda não recebe passageiros.

A Companhia do Metrô, responsável pelo monotrilho, afirmou que apuração interna constatou que a colisão foi decorrente de falha humana, o que é contestado pelo Sindicato dos Metroviários que alega que o monotrilho tem um problema de concepção, ao não possuir um sistema pelo qual um trem em operação não consegue detectar um trem desligado na via, que, ainda segundo a entidade, “desaparece” do sistema de controle e sinalização chamado CBTC. O Metrô rebate e diz que o monotrilho é seguro.

Relembre:

Sindicato dos Metroviários diz que acidente com monotrilho foi causado por ausência de sistema de comunicação

Um dia antes do acidente, um suporte do “terceiro trilho”, equipamento por onde passa a energia, se soltou também prejudicando a operação por horas.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 

2 comentários em Monotrilho da linha 15-Prata com problemas novamente

  1. JOSE LUIZ VILLAR COEDO // 8 de fevereiro de 2019 às 07:55 // Responder

    Por que nao continuaram investindo em BRT ??! Se tivessem continuado o “Expresso Tiradentes” como estava no projeto original… ou seja … com Ônibus Articulados e Superarticulados e Bi-Articulados do Novo Terminal Vila Prudente até os Terminais São Matheus (EMTU) e Cid. Tiradentes (SPTtrans) ja teriam acabado faz tempo essa ligação Centro, Área 5 e Área 4! Esse negócio ai é uma piada! Muita gastança pra ficar a toda a hora dando problema! MP E “LAVA-JATO” NELES!! !

  2. Franklin Sousa e Silva // 9 de fevereiro de 2019 às 08:28 // Responder

    Não tem um único dia em que essa linha não dê problema. Entregam uma obra super atrasada e ainda com péssimo funcionamento.

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. Mais uma vez, Linha 15-Prata do monotrilho opera com velocidade reduzida – Diário do Transporte
  2. Linha 15-Prata de monotrilho paralisa operação e aciona Paese – Diário do Transporte
  3. Linha 15-Prata retoma operação após quase três horas paralisada – Diário do Transporte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: