Maceió disponibiliza recurso para reportar ocorrências em ônibus

Publicado em: 3 de fevereiro de 2019

Em dois meses, foram contabilizadas 52 notificações. Foto: Divulgação.

Botão de Incidente Grave funciona no aplicativo CittaMobi

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Maceió disponibilizou um recurso para que os passageiros possam reportar ocorrências nos ônibus municipais. O Botão de Incidente Grave funciona no aplicativo CittaMobi e pode ser utilizado para informar diversas emergências.

Segundo informações da Prefeitura, os dados são enviados para instituições de segurança e colaboram com as ações de prevenção desenvolvidas na cidade.

No aplicativo, que é o mesmo utilizado para monitorar os horários dos ônibus, são disponibilizadas quatro categorias. Desta forma, o passageiro pode selecionar entre violência, assalto à mão armada, assédio sexual e outros.

Confira a interface:

Desde que foi implantado, em dezembro de 2018, já foram contabilizadas 52 notificações. A Prefeitura divulgou a ação nesta semana.

“Para facilitar o entendimento, é importante que o cidadão ao descrever a situação apresente o máximo de detalhes. Também é importante que seja apresentada opções de contato para que a SMTT possa acioná-lo, caso necessite de mais informações”, explicou a diretora do SIMM, Paula Isanelle, em nota.

As denúncias só podem ser feitas por usuários do CittaMobi que possuírem dados pessoais previamente cadastrados no aplicativo, como o CPF e e-mail.

Os dados obtidos pela Superintendência são repassados, mensalmente, à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) para as devidas providências, segundo a Prefeitura.

“Consideramos uma ferramenta importante por fomentar estatísticas e mapear os locais onde acontecem tais ocorrências. Com base nesses dados, a SSP consegue desenvolver ações com o intuito de reduzir os números da violência nos coletivos”, informou Isanelle.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta