Volare Access, em projeto desenvolvido em parceria com Agrale/SPAL, incorpora nova tecnologia de resfriamento de motores

Foto: William Menegotto / Agrale

Trata-se do Electric Engine Cooling (EEC), sistema que tem como diferencial a utilização de ventiladores elétricos

ALEXANDRE PELEGI

Lançado em janeiro de 2015, o Volare Access, miniônus com chassi Agrale com piso baixo e motor traseiro, ganhou espaço no mercado de veículos urbanos desde então.

Uma coisa que pouca gente sabe, no entanto, é o sistema de refrigeração do motor, desenvolvido pela Agrale em parceria com a SPAL, e com a participação importante da Cummins.

Trata-se do Electric Engine Cooling (EEC), sistema de resfriamento do motor que tem como diferencial a utilização de ventiladores elétricos SPAL, que trabalham independentemente do motor, ao contrário do sistema tradicional.

A vantagem deste sistema é que ele permite que o motor do ônibus funcione na temperatura correta, resultando em ganhos já comprovados em testes: melhor eficiência de combustível, custos operacionais mais baratos e uma vida prolongada para o motor.

Diferentemente dos kits de EEC instalados já em seis ônibus de diferentes operadoras e empresas de São Paulo (em parceria SPAL/Modine), o modelo desenvolvido pela Agrale incorporou a tecnologia ao chassi já na linha de produção do modelo Volare Access.

A reportagem do Diário do Transporte conversou com Wiliam Menegotto, supervisor de Engenharia da Agrale, que nos contou como foi esse projeto desde o início.

“Estamos falando de um chassi para miniônibus com motor traseiro. No início, tínhamos como meta a excelência em todo o projeto, pois era uma oportunidade ímpar de fazermos o melhor veículo de motor traseiro da categoria. Durante o desenvolvimento tivemos que buscar muitas soluções diferentes das usuais. E acredito que conseguimos, esse veículo é único no mercado brasileiro”, descreve Menegotto.

William conta que desde o primeiro protótipo até a fase de produção houve muitas alterações e melhoras na performance do sistema.

A opção por um sistema com eletroventiladores, ao invés dos sistemas normalmente usados em veículos com motor traseiro (ventilador acionado por correias ou ventilador com motor hidráulico), nos permitiu aprimorar e otimizar o pacote de refrigeração. Hoje o EEC está em funcionamento como um sistema inteligente, que aciona os ventiladores elétricos gradualmente, conforme a necessidade de potência para o sistema de refrigeração do veículo. O sistema de controle é todo feito com as informações dispostas na linha CAN do veículo”, descreve.

William explica que o sucesso do miniônibus Volare Access se deve, em grande parte, a uma série de novidades no projeto original, e dá como um exemplo “sua facilidade e amigabilidade em acessibilidade, que permite ganhos de tempo no embarque e desembarque”.

Mas além disso, e de todo um pacote tecnológico, ele conta que “o sistema de cooling instalado permite que o Volare Access transite, por exemplo, no sistema de transporte escolar de Dubai”. Relembre: Volare comercializa miniônibus de piso baixo para Dubai (agosto/2016)

Mas o sistema EEC só está disponível, por ora, no Volare Accesse. William explica o motivo: “Para os demais veículos com motor dianteiro acreditamos que ainda não é viável financeiramente a instalação desse sistema, pois tem um custo relativamente superior ao sistema atual, onde o ventilador está instalado diretamente no motor. Mas sempre temos esse sistema nos novos desenvolvimentos de chassis para ônibus da Agrale”.

No Brasil já se pode ver miniônibus Volare ACCESS em várias cidades atuando no transporte urbano, que é o seu foco, afirma William.

É o caso de São Paulo, onde a empresa MobiBrasil opera uma linha que liga o Terminal Jabaquara e o Centro Paralímpico desde março de 2018, e mais recentemente a linha 476L-10 (Metrô Vila Mariana/Lar Escola São Francisco). Há também modelos operando em Santos e Florianópolis, entre outras cidades. Relembre: Em entrega de linha de linha acessível, Bruno Covas diz que novos contratos dos ônibus serão assinados até o final de janeiro (dezembro/2018)

Outra novidade que o supervisor de engenharia da Agrale nos conta é que a empresa desenvolveu, e já está em uso, uma aplicação desse sistema de cooling para transmissão automática.

GALERIA DE IMAGENS:

Este slideshow necessita de JavaScript.

RETROFIT

A utilização de eletroventiladores com motores eletrônicos e selados assegura a melhor eficiência no resfriamento do motor, motivo pelo qual é largamente usada na tecnologia de restrição a emissões Euro 6, já em vigor na Europa. Uma informação importante para o mercado brasileiro é a de que essa tecnologia de resfriamento pode ser usada também em veículos mais antigos, como Euro 3, e os atuais Euro 5 no Brasil.

O EEC já está em teste em 6 ônibus de diferentes operadoras do transporte coletivo urbano de São Paulo, além de um ônibus rodoviário da empresa Breda, que faz a rota São Paulo – Peruíbe. Mas nesses casos, um Kit com o equipamento foi inserido em lugar do sistema de refrigeração tradicional, e algumas adaptações tiveram de ser feitas.

Desde outubro de 2016, a SPAL, em projeto com a Modine, já equipou com o EEC veículos que circulam na cidade de São Paulo nas empresas Santa Brígida (o primeiro, em outubro de 2016); Sambaíba e Cidade Dutra (em dezembro de 2017); Vip, no dia 30 de janeiro de 2018, na Express Transportes Urbanos, em fevereiro de 2018, e em março do mesma ano na Via Sul, empresa que atua no Subsistema Estrutural da Cidade de São Paulo na área cinco.

No caso da Breda, o EEC foi instalado em um ônibus Mercedes-Benz, O500R Euro 5, com motor de 310 CV, ano 2016. Trata-se do primeiro ônibus rodoviário no país a rodar com esse sistema de refrigeração.

O ônibus roda desde o dia 19 de julho de 2018 em uma linha diária de fretamento entre São Paulo e Peruíbe, percorrendo uma distância de quase 140 quilômetros a cada viagem.

SAIBA MAIS SOBRE O EEC

O Electric Engine Cooling – sistema de Resfriamento elétrico do motor tem como diferencial a utilização de ventiladores elétricos, que trabalham independentemente do motor, diferentemente do sistema tradicional.

De uma maneira resumida estas são as principais vantagens do EEC:

= Redução do consumo de combustível entre 5% e 8% (Motor trabalha mais leve);

= Uso mais eficiente da energia graças ao melhor controle da velocidade do ventilador;

= Níveis menores de ruído;

= Possibilidade de integrar os ventiladores com o sistema CAN ou PWM, para que possam otimizar as operações antecipando situações de maior demanda de resfriamento;

= Motores 30 kg mais leves;

= Dispensa de refrigerador de óleo – necessitando de 20% menos fluxo de ar;

= Uso de ventiladores múltiplos, o que permite que o fluxo de ar seja distribuído de maneira mais uniforme em todo o radiador, aumentando o tempo de vida do equipamento.

modine

Leia outras matérias que o Diário do Transporte publicou sobre o tema:

SPAL traz nova tecnologia de resfriamento de motores de ônibus para o Brasil

Viação Santa Brígida testa tecnologia de resfriamento de motores que economiza 5% de diesel

Retrofit com nova tecnologia de resfriamento de motores de ônibus reduz ruído da hélice e índice de emissões

Ônibus da VIP Transportes recebe retrofit com nova tecnologia de resfriamento de motores

Ônibus da Via Sul já roda com nova tecnologia de resfriamento de motores. Empresa é a sexta em São Paulo a usar equipamento

Breda é a primeira empresa do País a usar nova tecnologia de resfriamento de motores em ônibus rodoviário

TRANSPÚBLICO 2018: Eletroventilador Inteligente da SPAL já está presente em ônibus de diferentes tecnologias e de diversas empresas no país

SOBRE A SPAL:

mat_lat_bus_SPAL_BUILDING

Sede da SPAL na Itália

Fundada na Itália em 1959, a SPAL inicialmente se especializou em projeto e produção de moldes de plástico, e agora, passados mais de 30 anos, projeta, produz e comercializa ventiladores axiais de alto desempenho, além de sopradores centrífugos para carros, ônibus, veículos off-road, máquinas de construção, tratores agrícolas, caminhões, powersports e equipamentos industriais.

A empresa italiana tem uma forte presença no mercado global: atualmente sua unidade de produção em Correggio, comuna da província italiana de Reggio Emilia, ocupa uma área total de produção de 80.000 m², com mais de 1.000 funcionários, onde abriga os departamentos de engenharia, pesquisa e desenvolvimento e fabricação. São seis linhas de produção automatizadas, que têm capacidade para produzir mais de 5 milhões de eletroventiladores por ano.

Não à toa, a SPAL Automotive é líder mundial no projeto e fabricação de eletroventiladores axiais e centrífugos (Blowers) 12V e 24V utilizados pela maioria dos fabricantes de veículos e equipamentos.

Paulo Leme, diretor geral da SPAL Automotive do Brasil, cita alguns exemplos de aplicação dos eletroventiladores: “sistema de ar-condicionado para ônibus, micro-ônibus e vans; sistema de refrigeração para caminhões baú; sistema de arrefecimento do motor; refrigeração do óleo hidráulico; refrigeração do sistema de freio; defroster; cortinas de ar; dentre outros”.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Pessoalmente eu não gosto dos Volares, mas esse chassi de micro com motor traseiro é showwwwwwwwww.

    Apesar da Marcopolo não falar comigo, vou dar mais uma sugestão.

    Façam esse Volare com motor traseiro, com portas de correr de ambos os lados.

    Lembrem-se a população do Brasil está envelhecendo.

    Gostaria também de saber se já encaroçaram sobre este chassi uma carroceria de Senior.

    Os cok pits dos micros de hojem são muito apertados e sem ergonomia, deixando a desejar; lembrando que os micros mais antigos os cok pits eram muito mais confortáveis.

    Esta observação vale até para os buzões maiores, na minha opinião há um outro grande defeito, o painel de instrumentos fica muito longe das mãos do piloto para qualquer buzão seja urbano ou rodoviário.

    Att,

    Paulo Gil

    1. Zé Tros disse:

      Paulo Gil, o Volare Access não é uma van, é um microônibus para transporte coletivo. Portas de correr laterais não são viáveis para esse tipo de veículo. O acionamento da porta pelo motorista é muito mais prático e rápido para embarque e desembarque dos passageiros.

      Quanto ao chassi, ele é foi desenvolvido para uso exclusivo no Volare Access.

  2. Jeziel b disse:

    Achei interessante este micro-ônibus com motor traseiro, melhora o dia-dia do motorista sem tanto barulho do motor, só falta o câmbio automático de 6 velocidades para ficar perfeito. Gostaria de saber se ele poderia ser ultimado para construir um motor home.

Deixe uma resposta para Jeziel bCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading