Ônibus em Corumbá (MS) terão bilhetagem eletrônica com biometria facial a partir de fevereiro

Publicado em: 21 de janeiro de 2019

Foto: Marlon Velasques (Diário Corumbaense)

Tecnologias integram pacote de soluções conduzido pela Transdata

ALEXANDRE PELEGI

Corumbá, cidade do Mato Grosso do Sul com 110 mil habitantes, a partir de fevereiro de 2019 terá novidades no transporte público.

Os ônibus da Viação Cidade Corumbá, que operam nas áreas urbana e rural do município, começarão a circular mês que vem com o sistema de bilhetagem eletrônica e suas diversas ferramentas.

A proposta é facilitar e modernizar a experiência dos passageiros e também do operador do transporte público local.

O processo será conduzido pela Transdata, empresa especializada no desenvolvimento de soluções integradas em ITS (Intelligent Transport Systems) dedicadas à mobilidade.

Fornecedora da Viação Cidade Corumbá desde maio de 2015, a empresa ficará responsável pela implantação da bilhetagem eletrônica, do upgrade dos validadores para os atuais modelos V6, do sistema de rastreamento de frota via GPS, do aplicativo criado para levar informação ao passageiro sobre horários do ônibus em tempo real e da tecnologia de biometria facial.

A contratação desse pacote de soluções demandou um investimento de cerca de R$ 250 mil.

O conjunto de funcionalidades atenderá a uma frota composta por 25 ônibus, responsáveis pelo deslocamento de aproximadamente 9 mil passageiros todos os dias.

Youssef Yunes, sócio-diretor da Viação Cidade Corumbá, afirma que com isso pretende resolver algumas questões relacionadas à operação, “além de ampliar a percepção de segurança do passageiro no trajeto e fazer com que ele confie nos serviços e na sua pontualidade”.

BIOMETRIA FACIAL

Utilizada como ferramenta para impedir a utilização indevida da gratuidade, a biometria facial colabora com a sustentabilidade do sistema. Isso porque o custo das passagens com desconto ou isenção entra na planilha tarifária e é dividido entre os passageiros pagantes. Quanto mais passageiros andarem de graça de forma indevida, maior a perda de receita para o sistema, com forte impacto negativo para a tarifa paga pelo cidadão.

Daniela Cunha, Gerente Comercial da Transdata, afirma que a empresa está muito feliz com a parceria com a Viação Cidade Corumbá, pois está contribuindo com a qualidade da mobilidade das pessoas.

Já para o Secretário Municipal de Transporte de Corumbá, Ricardo Ametla, a expectativa com a implantação da nova tecnologia é conseguir alcançar um melhor atendimento à população no transporte coletivo, anseio antigo da cidade, segundo ele.

Referindo-se ao aplicativo criado para levar informação ao passageiro sobre horários do ônibus em tempo real, criado pela Transdata e parte do pacote de soluções, Ametla afirma que a prefeitura agora fará a divulgação da iniciativa, “para que o corumbaense tenha conhecimento desta nova tecnologia gratuita e passe a utilizá-la”, conclui.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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