Nova faixa exclusiva de ônibus começa a funcionar hoje em Curitiba

Foto: Pedro Ribas / SCMS

Rua General Mario Tourinho é a quinta via da cidade a ganhar uma faixa de trânsito dedicada especialmente para a circulação dos ônibus

ALEXANDRE PELEGI

Curitiba ganha mais uma faixa exclusiva de ônibus a partir desta segunda-feira, dia 21 de janeiro de 2019.

A General Mario Tourinho, no bairro Seminário, é a quinta rua da capital paranaense a ganhar uma faixa de trânsito exclusiva para a circulação dos ônibus.

Agentes da prefeitura orientarão os motoristas nos primeiros dias de adaptação, no período das 7h às 20h.

Nos primeiros dias, durante a fase de adaptação, os motoristas que circularem pela faixa não serão multados, apenas orientados. “Na sequência, veículos que não forem ônibus e insistirem em trafegar pela faixa exclusiva poderão ser autuados pela fiscalização de trânsito”, informa a prefeitura.

A partir do dia 4 de fevereiro, no entanto, automóveis que trafegarem pela faixa exclusiva poderão ser autuados.

Com extensão de 1,1 quilômetro, a faixa funciona entre a Avenida Vicente Machado e o Terminal Campina do Siqueira.

A superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella, afirma que a faixa exclusiva, localizada ao lado direito da rua, “vai proporcionar mais qualidade aos passageiros do transporte coletivo. Nos horários de pico, são, em média, 17 minutos para percorrer esse trecho”, afirma.

Diariamente cinco linhas do transporte coletivo circulam pelo trecho, num total de 89 ônibus e cerca de 63 mil passageiros por dia. As linhas são: Interbairros II, Capão Raso/Campina do Siqueira, Inter 2, Inter 2 (reforço entre Capão Raso e Campina do Siqueira) e Pinhais/Campo Comprido.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta