Estudantes de Campinas já podem carregar bilhete de ônibus a partir desta segunda-feira, 21

Publicado em: 21 de janeiro de 2019

Foto: José Orestes/Clique para ampliar

Alunos que já tinham o bilhete em 2018 e não atualizaram o cadastro devem entrar no site da Transurc

ADAMO BAZANI

Os estudantes que usam o bilhete de ônibus do sistema municipal de Campinas, no interior de São Paulo, já podem fazer a recarga a partir desta segunda-feira, 21 de janeiro, para o período de volta às aulas do ano letivo de 2019.

Segundo a Transurc, que é a associação que reúne as empresas de ônibus do transporte urbano da cidade, os estudantes do ensino Fundamental e Médio, que utilizaram o Bilhete Único Escolar em 2018, devem acessar o site da entidade ( www.transurc.com.br ), confirmar os dados gerados pela antecipação de cadastros feita com as escolas em dezembro, imprimir boleto para o pagamento da taxa.

Com isso, o sistema libera automaticamente a compra dos créditos para quem tem o passe escolar e não mudou de instituição de ensino.

Segunda a Transcurc, em torno de 15 mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio já foram beneficiados com este procedimento, que agiliza o processo.

Caso haja algum dado divergente no cadastro, o estudante deve clicar em “não concordar” e atualizar as informações, como nova escola ou endereço, por exemplo.

Já os estudantes de cursos técnicos e universitários que contavam com o bilhete em 2018, devem atualizar os dados cadastrais e aguardar a aprovação. Só então poderão gerar o boleto para pagamento da taxa e depois terão a liberação para recargas.

Em nota, a Transurc ainda explica os procedimentos necessários para quem precisa fazer novo cadastro e quem tem direito ao Bilhete Único Escolar (cartão azul).

Novos cadastros
Para quem vai fazer um novo cadastro é preciso entrar no site da Transurc e seguir as instruções para o primeiro acesso. Vale lembrar que é preciso ter o CPF do aluno para iniciar o processo on-line. Ao preencher a primeira etapa no site, o aluno precisa confirmar o cadastro (confirmação feita quando o aluno recebe um e-mail com a senha de acesso) e dar continuidade ao preenchimento.
Os documentos solicitados precisam ser anexados no site. Para ensinos fundamental, médio e superior: Foto do aluno, comprovante de endereço e documento oficial com foto. Para o ensino técnico, é preciso ainda ter o contrato e declaração do curso. Em casos de dúvidas para o preenchimento, deve-se ligar no Disque Transurc: 0800-0140204. A ligação é gratuita, mas precisa ser feita por meio de um telefone fixo ou orelhão.
Este ano, a Transurc espera receber 25 mil solicitações de estudantes de Campinas para obter o passe escolar e 11 mil para o passe universitário.

Quem tem direito
O Bilhete Único Escolar (cartão azul) pode ser utilizado pelos estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e cursos técnicos da rede oficial e particular, e propicia um desconto de 60% na tarifa de ônibus. É oferecido para os alunos que residem na cidade, a mais de 1.000 metros do estabelecimento de ensino.
Os estudantes universitários que frequentam aulas em regime presencial integral também precisam se cadastrar pelo site para ter direito ao Bilhete Único Universitário (cartão cinza), que concede um desconto de 50% na tarifa. O interessado deve morar em Campinas, estar regularmente matriculado em instituição de Ensino Superior do município e residir a mais de 1 km da universidade. Todos os estudantes que querem usar o benefício, precisam ter o cadastro atualizado para 2019 no site da Transurc.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta