Prefeitura divulga edital do transporte público de Nova Friburgo (RJ)

Publicado em: 17 de janeiro de 2019

Contrato de concessão para o transporte público expirou em 23 de setembro de 2018. Foto: Anderson Boy / Divulgação – Prefeitura de Nova Friburgo.

Documento está disponível para consulta no site da administração municipal

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, divulgou o edital do transporte público nesta quinta-feira, 17 de janeiro de 2019. O documento está disponível para consulta pública no site da administração municipal.

A consulta pública termina em 31 de janeiro. Segundo a Prefeitura, após esse prazo será aberto o certame para escolha da empresa que ficará responsável pelo transporte coletivo da cidade.

O contrato de concessão para o transporte público expirou em 23 de setembro de 2018. Até então, a Faol operava na cidade por meio de um contrato firmado entre as partes.

Para que os moradores não ficassem sem ônibus, a Faol e a Prefeitura assinaram um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), em parceria com o Ministério Público do Rio de Janeiro, para que o serviço continuasse sendo prestado até o resultado de uma licitação para a concessão do transporte público.

O edital está disponível no site da Prefeitura e aberto a críticas e sugestões por meio de um formulário.

Em nota, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que o edital foi elaborado por uma equipe do executivo, sem a necessidade de contratação de uma empresa especializada, gerando uma economia de R$ 1,7 milhão.

NOVAS LINHAS

O novo planejamento do transporte público prevê a criação de duas linhas circulares. Uma em Conselheiro Paulino, denominada “Circular Norte”, com 12,42 km de extensão e outra chamada “Circular Sul”, que vai passar por Olaria.

O itinerário da Circular Norte passará pelas seguintes localidades, segundo a Prefeitura: Praça Lafayette Bravo, rua José Queiroz, rua Albertino Quadro Gama, rua Matilde Queiroz da Silva, rua Júlio Alves de Amorim, rua Alcindo Alves dos Reis, rua Antônio Suad, rua Atalício Schuatz, rua Júlio Alves de Amorim, rua Matilde Queiroz da Silva, rua Jandira Perlingeiro, rua José Gomes, Ponte do Jardim Califórnia, Av. Gov. Roberto Silveira, rua João Alberto Knust, Praça Lafayette Bravo, rua Joaquim Pereira Bispo, rua Valdir Grativol, rua Evangelista Manoel da Silva, rua Manoel Elias Perroud, av. Aureliano Barbosa Faria, rua Francisco Luís Fernandes e Praça Lafayette Bravo.

A segunda linha, chamada “Circular Sul”, vai passar por Olaria, seguindo o itinerário: praça 1º de Maio, rua Presidente Vargas, rua Raul Veiga, rua Folly, travessa Folly, travessa São Roque, rua Amapá, rua Francisco Nicolau, rua Uruguaiana, rua Xingu, rua São João de Meriti, rua Presidente Manoel Duarte, rua Piauí, rua Bahia, rua Ceará, rua Maranhão, rua Pará, avenida Julius Arp, Alameda Barão de Nova Friburgo, rua Júlio Antônio Thurler e Praça 1º de Maio.

Pelo novo projeto, a Prefeitura de Nova Friburgo dividiu as linhas em dois lotes.

CONTROLE E FISCALIZAÇÃO

A Prefeitura informou ainda que o novo edital do transporte público ainda prevê a ampliação do Corujão, que é o ônibus circula na madrugada. As linhas Centro – Theodoro e Centro – Cascatinha, vão funcionar até 1h da manhã nos fins de semana.

O edital prevê também que o município tenha acesso e acompanhe uma central de monitoramento dos ônibus diariamente. “Todos os veículos devem ser equipados com GPS para que, a partir da própria sede do município, seja possível conferir em tempo real o cumprimento de horários, linhas e itinerários”, informou a Prefeitura, em nota.

Os veículos adquiridos a partir da concessão e frutos de reajuste tarifário serão revertidos automaticamente ao município, após o término do contrato.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

  1. fernando jose de castro carvalho disse:

    Felizmente haverá licitação o que é justo. Gostaria de sugerir linhas de ônibus Cascatinha / Teodoro , afim de atender as pessoas do Cônego, Olaria etc. que precisassem chegar a Rodoviária Sul sem utilizar duas conduções .A outra linha , Cascatinha / São Geraldo com o mesmo objetivo para chegar a Rodoviária Norte. Da maneira que funciona hoje, existe uma demora muito grande na espera para as baldeações. E nesses casos não haverá prejuízo para ninguém , pois muitos embarcariam e desembarcariam durante os trajetos. É claro que esta posição deveria se estender a outros bairros. O que não concordo e que aborrece , é que para qualquer bairro que se vá ,temos que fazer baldeações e somos obrigados a pagar duas passagens, sem contar o grande acumulo de pessoas nos pontos. Pergunto ainda porque duas Rodoviárias ? E porque os onibus que vem da das cidades vizinhas pela setor Norte , vem até o Clube Xadrez ?

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