Contran estipula retrovisores para eliminar pontos cegos e câmera em ônibus escolares

Ônibus usado em transporte de estudantes para Parque-Escola de Santo André. Motorista deve ter visão total da lataria. Foto: Adamo Bazani (Diário do Transporte)/Clique para Ampliar

Objetivo é padronizar modelos e aumentar segurança no percurso e no embarque e desembarque

ADAMO BAZANI

Os veículos de transporte escolar, incluindo ônibus e micro-ônibus, terão de seguir novos padrões de espelhos retrovisores ou apresentar câmeras para o motorista monitorar o embarque e desembarque de estudantes.

A resolução 763 do Contran – Conselho Nacional de Trânsito foi publicada no Diário Oficial da União.

Para os modelos de veículos que serão lançados, as normas entram em vigor a partir de 1º de janeiro de 2024.

Já para os modelos em produção na ocasião, a obrigatoriedade no novo padrão de visibilidade passa a vigorar em 1º de janeiro de 2026. As montadoras podem espontaneamente antecipar a aplicação das novas regras nos modelos que já estejam em linha.

De maneira geral, os dispositivos de visibilidade, como espelhos retrovisores ou as câmeras, devem eliminar pontos cegos das latarias e do entorno dos veículos.

Além disso, o posicionamento e a exibição da imagem refletida para o motorista devem ser adequados à estatura das crianças, mais baixas que a média dos adultos.

O tempo para as exigências entrarem em vigor, a partir de 2024 e de 2026, é para as indústrias se adequarem.

A resolução ainda prevê que câmeras e retrovisores podem ser usados em conjunto, com um complementando o outro, e ainda a adoção de novas tecnologias que surjam até a data do início da obrigatoriedade, desde que homologada e comprovada e eficiência técnica.

Veja na íntegra:

Clique para acessar o Resolucao7632018.pdf

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Marco disse:

    Ñ entendi nada. E a resolução 504. Os veiculos em circulação. Ñ precisa instaladar?

  2. Marciano Cândido dos santos disse:

    O nosso país só anda para trás só lê com um pouco mais de vontade que não é a segurança dos passageiros que estão preocupados e sim o custo da mudança em cada veículo, em São Paulo os Veículos que são chamados de Escolar a maioria já fizeram ou se adequaram as câmeras ou os retrovisores esses são os menos favorecidos agora quando é para os caras que ganham da população milhões e cada vez querem ganhar mais para ele fazer uma melhora para a segurança dos passageiros entra com o Jeitinho brasileiro ….. muito triste em saber que só andamos para onde os que têm mais que faz Regra….

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading