VLT entre Brasília e Valparaíso, em Goiás, terá viagens gratuitas por 6 meses a partir de março

Operação tem início em caráter experimental, sem passageiros, em janeiro. Foto: TV Globo/Reprodução

Demanda no Entorno Sul é de 80 mil pessoas por dia e capacidade de transporte é de 600 passageiros por viagem

JESSICA MARQUES

O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) entre Brasília e Valparaíso, em Goiás, terá viagens gratuitas por seis meses a partir de março. A informação foi divulgada pelo Governo do Distrito Federal.

A demanda no Entorno Sul é de 80 mil pessoas por dia e capacidade de transporte será de 600 passageiros por viagem, a partir do início da operação.

Ainda sem data definida, nos últimos dias de janeiro, o VLT já vai começar a funcionar em caráter experimental. O trem que fará os testes do VLT sairá do Recife até 20 de janeiro e deve chegar a Brasília até o fim do mês, conforme previsão do governo.

Após 30 dias, a operação em fase de testes será aberta por seis meses aos passageiros, de forma gratuita.

Até agosto, as viagens seguirão o seguinte cronograma: de manhã, o trem sairá de Valparaíso rumo à Rodoferroviária de Brasília; à tarde, fará o caminho inverso.

Conforme informado pelo portal Metrópoles, cada carro de passageiro possui 18 metros de comprimento e já existem três unidades a caminho do Distrito Federal. A estrutura inclui cadeiras fixas, alças de teto e ambiente climatizado.

A estimativa é de que a viagem seja de aproximadamente uma hora e meia para que sejam percorridos os 45 quilômetros entre Brasília e Valparaíso.

Conforme publicado pelo G1, o veículo pode chegar a 76 km/h. No entanto, durante o período de testes, haverá redução de velocidade para 30 km/h em alguns trechos, por conta da quantidade de curvas fechadas na linha férrea.

Outros detalhes sobre a operação ainda não foram divulgados.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

Comentários

Comentários

  1. Vagner disse:

    O VLT vai sair de onde do valparaiso ???

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading