Fortaleza tem circulação de ônibus normal durante o dia e frota reduzida após 20h

Durante ataques, ônibus do transporte coletivo estão sendo incendiados. Foto: Paulo Sadat/ Sistema Verdes Mares

Ataques criminosos motivam a operação diferenciada no transporte coletivo

JESSICA MARQUES

A Etufor (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza) confirmou na manhã desta sexta-feira, 11 de janeiro de 2019, que os ônibus de Fortaleza estão circulando normalmente durante o dia, desde o início da manhã.

Entretanto, a frota do transporte coletivo será reduzida a partir das 20h. A medida também foi tomada na noite desta quinta, 10 de janeiro, devido aos constantes ataques criminosos, que ocorrem há dez dias na capital e resultam em ônibus queimados.

Segundo a Etufor, após às 20h, os ônibus responsáveis por linhas que têm trajeto entre terminais terão policiais embarcados. O sistema alimentador, que vai dos bairros aos terminais, também vão funcionar exclusivamente com agentes a bordo.

Após às 21h, haverá redução na frota de ônibus e encerramento das atividades das topiques, que são vans responsáveis pelo transporte coletivo da cidade.

Além de afetar a circulação dos ônibus, os ataques criminosos também influenciam no transporte sobre trilhos. A Cia Cearense de Transportes Metropolitanos informou à mídia regional que vai encerrar a operação das linhas Sul, Oeste e VLT Parangaba-Mucuripe às 20h.

Os ataques ocorrem desde 2 de janeiro de 2019 na capital e, segundo informações de órgãos públicos de segurança, facções criminosas estão orquestrando as ações.

Uma guerra entre facções rivais é apontada como um dos principais motivos para a onda de violência. O governador Camilo Santana já se pronunciou e informou que vai “bater de frente” e implementar diversas mudanças nos presídios.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Etufor afirma que ônibus circulam normalmente até às 20h nesta segunda-feira, em Fortaleza – Diário do Transporte
  2. Etufor anuncia circulação de ônibus normal durante a noite desta quarta, em Fortaleza – Diário do Transporte

Deixe uma resposta