Em 2018, mais de 1,4 mil pessoas são presas por assalto a ônibus em Manaus

Dados mostram uma redução do crime em ônibus, em comparação ao mesmo período de 2017. Foto: Divulgação.

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas consideram período de janeiro a outubro

JESSICA MARQUES

Em 2018, mais de 1,4 mil pessoas foram presas por assalto a ônibus em Manaus, no Amazonas. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas consideram o período de janeiro a outubro para o levantamento.

Conforme noticiado pelo portal A Crítica, os dados mostram uma redução em comparação ao mesmo período de 2017, quando ocorreram 1.785 prisões pelo crime.

Segundo o Sinetram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas), as zonas Norte, Leste e Sul de Manaus são as regiões com mais registros de assaltos a ônibus. Ainda de acordo com o portal A Crítica, em 2018 o órgão registrou 2.633 ocorrências desse tipo.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que existem investigações em curso para identificar a atuação de assaltantes dentro dos ônibus.

As denúncias de ocorrências dentro dos coletivos podem ser realizadas anonimamente pelo número 181, disponibilizado para denúncias durante 24 horas por dia.

Outra opção é o aplicativo Aviso Polícia, disponível nas plataformas Android e iOS, que funciona como uma espécie de botão do pânico para a população em qualquer situação de ameaça dentro dos ônibus.

A ferramenta permite colocar o ônibus em rastreamento automático pelas equipes policiais. De abril a novembro de 2018, foram cerca de 400 acionamentos com viaturas para ocorrências de assaltos nos ônibus do transporte coletivo.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

Deixe uma resposta