Piracicaba entrega reforma do Terminal Cecap/Eldorado neste sábado

Plataforma de embarque recebeu pisos tátil e alerta. Foto: Divulgação / Justino Lucente

Obra integra o programa Corredores de Ônibus

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Piracicaba, no interior de São Paulo, anunciou que vai entregar a reforma do Terminal Cecap/Eldorado Francisco Giannetti neste sábado, 12 de janeiro de 2018.

A obra integra o programa Corredores de Ônibus e, segundo a Prefeitura, contemplou diversos serviços realizados no local visando o conforto dos passageiros.

O projeto de modernização e instalação de corredores consiste em destinar uma faixa preferencial para os ônibus em uma extensão de 31,7 quilômetros em algumas das principais avenidas.

A Prefeitura afirma que as obras podem reduzir em até 20% o tempo de viagem dos passageiros. Além disso, o pacote contempla a modernização dos terminais, conforme ocorreu no Cecap/Eldorado.

“A estrutura da rampa de acesso até a plataforma foi melhorada. Os vestiários masculino e feminino foram adequados com espaço exclusivo para deficientes físicos, sanitário familiar e outro para ostomizados, conforme a Lei. A Guarda Civil recebeu uma sala específica, com banheiro, sala de apoio para ocorrências e uma sala para os funcionários que fazem a orientação no terminal e depósito”, garantiu a Prefeitura, em nota.

Além disso, a acessibilidade também foi priorizada durante as obras no local, pois a plataforma de embarque recebeu pisos tátil e alerta.

A Prefeitura informou ainda que o terminal recebeu uma comunicação visual nova, bancos e lixeiras novas e melhoria na drenagem e pintura da cobertura, além de reparos pontuais no pavimento. Todo o espaço também passou por uma revisão hidráulica, com instalação de um reservatório de 36 mil litros, e instalações contra incêndio, segundo a Prefeitura.

Outra mudança que vai chamar a atenção dos passageiros é que a guarita, na parte externa do terminal, foi demolida. Entretanto, a Prefeitura não construiu uma nova estrutura no local.

“O bloco administrativo e bilheteria foram melhorados internamente, com banheiro para funcionários e troca de piso e pintura. No setor de apoio ao motorista a reforma ampliou o refeitório e sala de descanso e foram construídos sanitários (masculino e feminino) com chuveiros para os motoristas”, completou a administração municipal.

A execução dos corredores de ônibus e reformas de terminais têm recursos obtidos por meio de financiamento do programa Mobilidade Médias Cidades, da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 52,6 milhões, e R$ 2,8 milhões de contrapartida do município.

Inaugurado em outubro de 2000, o terminal recebe, em média, 27 mil passageiros/mês e atende os bairros Eldorado, Parque Chapadão, Cecap, Perdizes e Unileste, além das conexões com o TCI (Terminal Central de Integração) e TPI (Terminal Piracicamirim).

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta