Prefeitura de Maringá (PR) testa semáforos inteligentes

Semáforos foram instalados no cruzamento da Avenida João Paulino Vieira Filho com a rua Saldanha Marinho e Aeroporto Regional de Maringá. Foto: Divulgação / Aldemir de Moraes / PMM

Equipamentos utilizam inteligência artificial para melhorar fluxo do trânsito

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Maringá, no Paraná, está testando o uso de semáforos inteligentes na cidade. Os equipamentos funcionam por meio de um software de inteligência artificial com câmeras que analisam o movimento de trânsito, com o objetivo de ajustar o tempo do semáforo e melhorar o fluxo do trânsito.

O equipamento foi batizado de Agent e faz parte de um teste conduzido pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Para isso, foram instalados dois semáforos inteligentes no cruzamento da Avenida João Paulino Vieira Filho com a Rua Saldanha Marinho e Aeroporto Regional de Maringá.

“O teste faz parte de um trabalho acadêmico do mestrando maringaense, Aleksandro Montanha, que desenvolveu um semáforo capaz de ler placas, identificar veículos e possibilitar coleta de dados meteorológicos”, informou a Prefeitura, em nota.

Após o teste, equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana vai analisar a possibilidade de criar um semáforo com a mesma tecnologia, informando o tempo para o pedestre atravessar a rua.

“A ideia é garantir fluidez e proteção no trânsito para condutores, pedestres e ciclistas, gerando tranquilidade e segurança”, explicou o secretário de mobilidade urbana, Gilberto Purpur, em nota.

A ideia já foi aplicada em outras cidades brasileiras. Em agosto de 2018, a Prefeitura de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, anunciou a instalação de câmeras e semáforos inteligentes nos corredores de ônibus.

Relembre: Prefeitura de Ribeirão Preto anuncia instalação de câmeras e semáforos inteligentes em corredores de ônibus

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta