Confira os valores venais de ônibus e micro-ônibus para o cálculo do IPVA

Valores podem variar de acordo com a categoria, motorização e formas de tração dos veículos. Foto: Adamo Bazani/Diário do Transporte – Clique para ampliar

Em São Paulo, alíquota é de 2%. Em alguns sistemas, coletivos estão isentos

ADAMO BAZANI

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo divulgou as tabelas com os valores venais de veículos para cálculos do IPVA do ano de 2019.

Em média, os proprietários de motos, triciclos, carros, caminhonetes, vans, caminhões, micro-ônibus e ônibus vão pagar valores 3,23% menores, não porque o governo está cobrando menos, mas por causa da desvalorização dos veículos.

As alíquotas do IPVA continuam as mesmas e variam de acordo com os veículos, tipos de motorização e formas de tração. Modelos a álcool, gás natural, etanol, eletricidade ou híbridos, por exemplo, pagam menos.

Os ônibus devem pagar IPVA, mas em alguns sistemas, em especial os urbanos, os veículos estão isentos.

A tabela com os valores venais é elaborada pela Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Muitas seguradoras também acabam usando estes valores para cálculos das mensalidades e de pagamento de indenizações.

Confira a relação de vans, minibus, micro-ônibus e ônibus, que inclui veículos que não são deste segmento, mas que foram enquadrados na mesma alíquota. – Clique nas tabelas para ampliar a imagem e melhor visualizar os valores. Depois que o arquivo abrir, no canto superior à direita, clique no símbolo de ampliar a imagem. São 22 arquivos : 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: