VEJA O VÍDEO: Ônibus, história, Natal e alegria — os passeios inesquecíveis a bordo de veículos especiais

Veículos iluminados chegaram lotados ao parque. Foto: Divulgação.

Do clássico Caio Gabriela aos imponentes super articulados, os ônibus mostraram que independentemente das circunstâncias, o Natal pode ser para todos

ADAMO BAZANI / JESSICA MARQUES

Omnibus… A palavra, que passou a ser usada para designar o transporte coletivo sobre pneus em Nantes, na França, em 1826, significa “para todos”.

E os ônibus natalinos mais uma vez mostram a vocação deste tipo de veículo que está presente na vida de milhões de pessoas todos os dias.

O brilho das luzes da época chegando aos locais mais simples e, muitas vezes, esquecidos pela sociedade, as áreas invisíveis para muitos brilharam. Os ônibus natalinos foram às periferias e trouxeram sorrisos a crianças e adultos.

Os veículos proporcionaram a oportunidade para as pessoas que moram mais distante do centro e áreas nobres curtirem atrações tradicionais nas cidades brasileiras. Grande exemplo disso foram as viagens gratuitas dos 80 ônibus natalinos de São Paulo ao Parque do Ibirapuera, que é nesta época do ano palco para uma das celebrações mais bonitas do Natal em São Paulo.

Relembre: Ônibus natalinos levam gratuitamente passageiros das zonas Sul e Leste para visita na árvore do Ibirapuera, em São Paulo

Com a ação, ônibus iluminados saíram da Vila Matilde, na Zona Leste de São Paulo, e da estação de Transferência Água Espraiada, na Zona Sul ao longo do mês de dezembro.

O gigante superarticulado da Metra, que uniu ainda mais as famílias, também proporcionou um agradável passeio no Ibirapuera.

Desta vez, a viagem gratuita permitiu que diversos funcionários da Metra pudessem conhecer de perto a magia do Natal e contemplar a decoração do Ibirapuera, que é um grande ponto turístico nesta época do ano.

Na ocasião, as famílias também participaram do momento mágico e muitos foram ao parque da capital paulista pela primeira vez, com o passeio que partiu do ABC Paulista.

Relembre: Metra traz clima natalino ao ABC Paulista e à cidade de São Paulo

E o que dizer do Caio Gabriela? Neste mês, o veículo levou uma galera animada de Santo André, também na região do ABC, para o Ibirapuera. Neste dia, porém, o melhor ficou para o final.

Crianças e jovens carentes, que moram na rua, nas imediações do Pacaembu, ganharam uma festa especial. Uma volta no histórico veículo por lá mesmo. Poucos metros percorridos, mas quilômetros de alegria.

O “velho” Gabriela não tinha luzes, mas brilhou muito, com o olhar feliz destes jovens que conseguiram sorrir, apesar de tudo que passam no dia a dia.

Nossa reportagem teve a oportunidade (e porque não dizer) o privilégio de acompanhar tudo isso e traz agora, neste vídeo especial, os momentos que marcaram a vida de muitos neste Natal. Confira:

Imagens: Adamo Bazani e Jessica Marques. Edição: Jessica Marques.

Confira as imagens dos passeios natalinos:

f7af5d78-ba27-4858-b2ec-696fbc6acf2d

Caio Gabriela leva grupo de Santo André ao Pacaembu para ver ônibus natalinos. Foto: Jessica Marques

50d7dccb-e2ca-4973-8228-7cdfb9f03563

Ônibus natalinos transportam passageiros gratuitamente do Pacaembu ao Ibirapuera. Foto: Jessica Marques

6405df91-3bc3-465a-9c3a-d44d10fa047b

Ônibus natalinos também saíram de estações de trem das Zonas Sul e Leste. Foto: Jessica Marques

d3ab4dd3-0a95-447f-86b2-fa1fadcf1e5f

Veículos iluminados chegaram lotados ao parque. Foto: Divulgação.

e955655f-a28d-4e75-ba58-74944532a547

Ao todo, foram 80 veículos iluminados realizando viagens gratuitas na capital paulista. Foto: Jessica Marques

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta