Fura-catraca: Viações de Curitiba estimam prejuízo de R$ 6,3 milhões e testam grades em estação tubo
Publicado em: 21 de dezembro de 2018
Número de invasões cresceu 1,8% em novembro em relação ao levantamento feito em março
ADAMO BAZANI
As empresas de ônibus de Curitiba informaram nesta sexta-feira, 21 de dezembro de 2018, que estimam um prejuízo anual de R$ 6,3 milhões por causa das ações de “furas-catracas”, quando quem deve pagar a passagem acaba viajando de graça.
Com este dinheiro, é possível comprar cinco biarticulados, 13 ônibus Padron ou 18 ônibus convencionais.
Para tentar evitar o problema, as empresas de ônibus testam a instalação de grades nas estações-tubo.
O primeiro equipamento que recebe a proteção é a “estação tubo Passeio Público”, a mais “furada”. As grades serão custeadas pela empresa Transporte Coletivo Glória.
A Urbs – Urbanização de Curitiba S.A., gerenciadora do sistema, autorizou a instalação destas grades.
O Diário do Transporte teve acesso à apresentação do Setransp, o sindicato que reúne as viações, realizada nesta sexta-feira.
Entre a pesquisa elaborada no período de 05 de novembro a 11 de novembro em comparação com o levantamento anterior, em março, houve um aumento de 1,8% no total de ações nas estações-tubo monitoradas, passando de 27.963 casos registrados para 28.479.
Entretanto, houve uma queda de 19% no total de invasões nas 10 primeiras estações-tubo: na semana pesquisada em novembro foram 7.149 caos ante 8.858 no levantamento de março.
A estação-tubo Passeio Público registou na comparação entre os dois períodos, queda de 40% no total de invasões, mas continua liderando o ranking.
A maior parte das invasões é cometida pelos próprios passageiros habituais do sistema, de acordo com o levantamento.
É em períodos da tarde e da noite que mais ocorrem as invasões, ainda de acordo com a pesquisa.
O levantamento mapeou 294 pontos de cobrança, entre estações e bilheterias, e utilizou 1100 cobradores do sistema como pesquisadores, que preencheram 2500 formulários com os relatos das invasões.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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