Ecovias estima que mais de 1,2 milhão de veículos desçam a serra em direção à Baixada Santista no fim do ano

Para o Natal, a previsão da Ecovias é de que entre 330 mil e 520 mil veículos utilizem o Sistema Anchieta-Imigrantes em direção ao Litoral. Foto: Agência Brasil

Operação Verão no Sistema Anchieta-Imigrantes tem início nesta sexta-feira

JESSICA MARQUES

A Ecovias estima que mais de 1,2 milhão de veículos desçam a serra em direção à Baixada Santista nos feriados de Natal e Ano Novo de 2018, entre os dias 21 de dezembro e 1º de janeiro. Por esse motivo, a Operação Verão no Sistema Anchieta-Imigrantes tem início nesta sexta-feira, 21 de dezembro de 2018.

A operação se estenderá até 10 de março de 2019, de acordo com a definição da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

Para o Natal, a previsão da Ecovias é de que entre 330 mil e 520 mil veículos utilizem o Sistema Anchieta-Imigrantes em direção ao Litoral entre os dias 20 e 26 de dezembro.

No período, a concessionária aguarda o aumento do fluxo nas estradas na manhã de terça-feira, 25 de dezembro, quando está programada a implantação da Operação Descida Anchieta (4×6) das 7h à meia noite.

“O motorista que passar pelo SAI nesse momento poderá seguir em direção ao Litoral pelas duas pistas da via Anchieta. A subida poderá ser realizada pelas duas pistas da Imigrantes. Na quarta-feira (26) será implantada a Operação Descida (7X3), das 11h às 19h, quando o motorista poderá descer a Serra pelas duas pistas sul e norte da Anchieta e a pista sul da Imigrantes. A subida será feita somente pela pista norte da Imigrantes.”

Para o Ano Novo, por sua vez, a estimativa é de que entre 575 e 690 mil veículos trafeguem pelo Sistema Anchieta-Imigrantes. Por esse motivo, até 30 de dezembro, haverá Operação Descida na maior parte do tempo.

Na quinta-feira (27), o esquema será implantado das 8h às 22h. Na sexta-feira (28), ela entra em vigor às 7h e permanece até às 22h do sábado (29). No domingo (30), a operação ficará das 8h às 13h. Para o retorno dos veículos, a Operação Subida (2×8) entrará em vigor já a partir das 2h da madrugada do dia 1º de janeiro e permanecerá vigor até às 07h da quarta-feira (2).”

Segundo a Ecovias, durante esta operação, o usuário pode optar em subir a Serra tanto pela pista norte quanto pela pista sul da rodovia dos Imigrantes e também pela pista norte da via Anchieta. A descida será feita exclusivamente pela pista sul da Via Anchieta.

Veja abaixo as previsões de implantação das operações de tráfego*, segundo a Ecovias:

 NATAL

ANO NOVO

* Os horários de início e término, bem como os modelos das operações, poderão sofrer alterações em função das condições de tráfego ou alguma interferência relevante no sistema.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta