Bus Noel espalha alegria natalina por Santo André

Ônibus natalino é um Ciferal Padron Rio produzido em 1994. Foto: Jessica Marques

Passeios são realizados gratuitamente até 23 de dezembro por um ônibus Ciferal Padron Rio iluminado e enfeitado

JESSICA MARQUES

O Natal chegou mais cedo em Santo André, no ABC Paulista. O espírito natalino já está sendo espalhado pelo tradicional Bus Noel, um ônibus enfeitado e iluminado que circula pelas ruas da cidade, levando alegria a crianças e adultos por meio de passeios gratuitos.

O ônibus começou a circular na cidade nesta semana. Na noite desta sexta-feira, 7 de dezembro de 2018, o Bus Noel deu a primeira volta no Paço Municipal e circulou por ruas da região central da cidade.

A ideia do Bus Noel começou há 16 anos, com o motorista de ônibus, que hoje é vereador em Santo André, Edilson de Oliveira Santos, conhecido como Fumassa. Na época, o “Papai Noel do ônibus” ainda era cobrador.

“Tudo começou com um gorrinho. Quando passei para motorista, comecei a enfeitar a frente do ônibus, coloquei o gorrinho e a barba. Quando vi que o pessoal gostou, comecei a fazer mais”, disse Fumassa, em entrevista ao Diário do Transporte.

Em 2017, além do espírito natalino, foram entregues 14.300 sacolinhas de doces às crianças, segundo Fumassa. Para este ano, a expectativa é de realizar 20 mil entregas.

Consegui parcerias para viabilizar esse sonho de trazer essa alegria para as crianças”, afirmou o vereador.

As empresas Auto Shopping Global e 3P Publicidade ofereceram suporte financeiro ao projeto.

PROGRAMAÇÃO

Nas próximas sextas-feiras de dezembro, o ônibus estará na Praça IV Centenário às 19h30 para realizar viagens gratuitas pela região central com os passageiros.

Além disso, o Bus Noel fará viagens gratuitas nos bairros da cidade.

Confira abaixo a programação deste sábado:

DOCES PARA AS CRIANÇAS, HISTÓRIA PARA OS ADULTOS

O ônibus que neste ano é chamado de Bus Noel não é um modelo comum, visto diariamente em Santo André. Além de trazer alegria para as crianças, o natalino traz muitas histórias aos adultos, principalmente aos amantes de transportes.

O veículo é um Ciferal Padron Rio, com chassi Mercedes-Benz, fabricado em 1994.

O ônibus estava sem utilização na Viação Vaz, no bairro Bom Pastor, em Santo André. No local, funcionava a garagem da antiga Viação Padroeira.
O modelo Padron Rio foi lançado em 1991 juntamente com a carroceria GLS, também da Ciferal. O modelo que circula no Bus Noel é de 1994.
Havia diferenças estéticas claras entre os dois modelos. O Ciferal Padron Rio tinha linhas mais retas e o GLS, um ar mais moderno, criado para ser mais completo que o básico Ciferal Padron Rio.

O Ciferal Padron Rio era usado em categorias de ônibus leves e médios. Apesar de poder ser encarroçado sobre qualquer tipo de chassi, com motores dianteiro, central ou traseiro, foram os motores na frente que predominaram na cidade de São Paulo.

O Padron Rio foi produzido até 1994. O GLS continuou ainda um pouco mais e depois veio o Padron Cidade.

Quem conheceu de perto o modelo, tem a chance de reviver momentos durante os passeios do Bus Noel, de Santo André. Para aqueles que não entraram em um Ciferal Rio ainda, sempre há uma primeira vez quando o assunto é conhecimento histórico na área de transportes.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

8 comentários em Bus Noel espalha alegria natalina por Santo André

  1. Cirley Moura do Nascimento Nunes // 8 de dezembro de 2018 às 20:43 // Responder

    Parabéns querida cidade Santo André. Cidade onde nasci. Bela iniciativa.

  2. Depois lança candidatura à Vereador.

  3. Precisando melhorar tantas coisas,e esses políticos pensando que o povo é besta, poderia começar melhorando o atendimento nos hospitais e postos de saúde, seria um bom começo…. fica a dica…..

  4. Parabéns Fumassa precisamos de mais pessoas com esse tipos de iniciativa..

  5. Parabéns fumassa não precisava nem ta fazendo mais isso
    Mas faz por que gosta isso prova que vc e um bom ser humano.

  6. Parabéns pelos 16 anos que vc faz o natal ficar mais bonito ,já te vi ao longo desses anos com o bus Noel , com o caminhãoZinho Noel até com o seu carro mesmo enfeitado e trazendo alegria e distribuindo doces para as crianças boas festas a vc e a todos.

  7. mas o resto da frota ta um lixo a guaianazes piorou muito de uns anos pra ca o vereador e seus companheiros de camara nao ligam

  8. podem atualizar as saídas a partir da data de hoje, Parabénsssssssssss!!!!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: