Scania vende 20 chassis para a Viação Santa Cruz e 25 para o Grupo Vida
Publicado em: 7 de dezembro de 2018
Unidades são do modelo K360 4×2 e ônibus serão entregues até fevereiro
JESSICA MARQUES
A Scania anunciou nesta sexta-feira, 7 de dezembro de 2018,a venda de 20 chassis para a Viação Santa Cruz e 25 para o Grupo VIDA – Viação Danúbio Azul.
Todas as unidades são do modelo K360 4×2, com carroceria New G7 Paradiso 1200, da Marcopolo, com exceção de dois chassis que foram para a Viação Santa Cruz encarroçados pela Busscar.
O gerente de vendas de ônibus da Scania no Brasil, Alan Bartels Frizeiro, informou que as entregas para a Viação Santa Cruz ocorrem até 14 de dezembro. O Grupo VIDA, por sua vez, receberá os ônibus até fevereiro.
O executivo afirmou que o modelo é um dos mais vendidos da Scania neste ano, por apresentar diversas vantagens.
“O chassi já entrega altos padrões de tecnologia, câmbio com 12 velocidades, Opticruise e o sistema de leitura de topografia”, citou.
Conforme já explicado pelo executivo ao Diário do Transporte, o modelo de 14 metros K360 4×2 é apontado pela montadora como ideal para substituir diretamente o 6×2, ônibus de três eixos, atendendo à nova “lei da balança”.
Além disso, o chassi também proporciona diminuição do custo operacional, segundo Frizeiro.
“O Grupo VIDA,assim como a Santa Cruz, possui frota quase 100% Scania. Agora passa por uma renovação que, além de consolidar a marca, entrega uma tecnologia diferente”, finalizou o executivo.
SANTA CRUZ PASSA POR REFORMULAÇÃO
A Viação Santa Cruz LTDA foi fundada há 60 anos, em 14 de junho de 1958. O crescimento da empresa ocorreu por meio de aquisição, que começou com microônibus transportando 14 alunos em Conchal, no estado de São Paulo.
O administrador da empresa, Francisco Carlos Mazon, é filho do fundador da viação e contou que, desde a década de 1950, foram compradas 36 empresas do ramo de transportes, sendo a maioria incorporadas. Entre elas,esteve a Expresso Cristália, de Campinas, e a Viação Nasser, de São José do Rio Pardo.
Com uma frota de 750 veículos, a empresa, que está passando por uma reformulação, ficará com apenas 200. Segundo Mazon, a meta é reduzir para apenas 120.
“Atualmente,estamos com linhas estaduais e federais, partindo de São Paulo. Atuamos em quatro eixos, com aproximadamente 80 linhas”, disse.
A reformulação teve início após a crise econômica brasileira em 2014. Desde então, a empresa optou por reduzir a frota e a estrutura.
“Estamos com três garagens, mas nossa intenção é ficar apenas com a da Vila Guilherme, em São Paulo”, afirmou o empresário.
Atualmente, a taxa de ocupação dos ônibus é um grande desafio. A meta de atingir 55% nos veículos foi cumprida para 2018. Para o anoque vem, a expectativa é manter o percentual.
“Também vamos investir em treinamento de pessoal, tanto de motoristas quanto de funcionários das agências”, informou Mazon.
A agência de Campinas, no interior de São Paulo, é hoje responsável por 70% da receita da empresa.
Outro desafio apontado pelo empresário para 2019 é o número menor de feriados. De acordo com Mazon, as datas representam um aumento de aproximadamente 5% na receita da empresa.
Mesmo com todos esses desafios, a empresa busca reduzir o custo por quilômetro rodado e oferecer maior qualidade aos clientes. Por esse motivo, optaram pela compra dos novos ônibus.
Jessica Marques para o Diário do Transporte
UFA,ATE QUE ENFIM HEIN DANUBIO!
De 750 para 120 !!! O último que apague a luz !!!!
Foi o…Isso da medo kkkkkk
Onibus novo na Danúbio…Até que fim…
Ainda bem que compraram Scania.
aleluia !!!! onibus novos na DANÚBIO , chega de ir para BARRETOS de carroça ,