Empresa nas zonas leste e sul de São Paulo tem mais de R$ 300 mil em multas por descumprimento de viagens e partidas

Ônibus da Imperial, na garagem da zona Leste de São Paulo (Foto: Google - Autoria Desconhecida) / Clique para Ampliar

Imperial cobra da SPTrans ajuste na remuneração. Trabalhadores dizem que pagaamentos atrasam constantemente

ADAMO BAZANI

Passageiros que dependem dos ônibus da empresa Imperial Transportes Urbanos, que opera em parte das zonas leste e sul da cidade de São Paulo, têm encontrado dificuldades.

As reclamações são principalmente em relação à longa espera nos pontos e descumprimento de horários e itinerários.

A empresa é originária da Cooperativa de Transportes Alternativos Nova Aliança e opera a área 5 Sudeste (verde escuro) do subsistema local da cidade.

São 11 linhas municipais e uma frota de 151 veículos, entre ônibus e micro-ônibus.

A SPTrans – São Paulo Transporte, gerenciadora do sistema da capital paulista, questionada pelo Diário do Transporte sobre a prestação de serviços da empresa, informou que já multou a Imperial, entre janeiro e outubro (último período consolidado), 1.087 vezes por descumprir o número de partidas programadas para cada faixa horária ou o número de viagens programadas. Ainda de acordo com a SPTrans, estas multas somam R$ 366 mil.

A empresa de ônibus renegocia com gerenciadora a correção da remuneração do contrato de prestação de serviços. Desde 2014, as operações no subsistema local (ex-cooperativas) são regidas por contratações emergenciais, e, desde 18 de julho de 2018, as empresas do subsistema estrutural (viações que têm os ônibus maiores) também operam por meio de contratos emergenciais. A prefeitura queria renovar mais uma vez os aditivos contratuais com as viações do subsistema estrutural, como vinha fazendo desde 2013, mas no entendimento do TCM – Tribunal de Contas do Município, não seria mais possível a renovação dos aditivos e recomendou a celebração de contratos emergenciais também com estas empresas.

Trabalhadores da Imperial, sob condição de anonimato, disseram que a empresa tem atrasado pagamentos de direitos, benefícios e parcelado os salários, além de possuir dívidas e poder perder a garagem onde está por falta de pagamento de aluguel.

O Sindmotoristas, que representa os profissionais em transportes da capital paulista, confirma as dificuldades enfrentadas por quem trabalha na empresa.

“Houve trabalhadores que chegaram até a gente e relataram os atrasos nos recebimentos, como do vale [antecipação de uma parte pagamento conforme a convenção trabalhista], do depósito dos salários. O sindicato vai se reunir para ver que posição tomar no caso da Imperial que alega que recebe defasado da SPTrans” – disse ao Diário do Transporte, por telefone, o tesoureiro do Sindmotoristas, Valdemir dos Santos Soares.

O responsável pelas operações da Imperial Transportes, Fabiano Tadeu Farias Leite, por telefone, disse ao Diário do Transporte na tarde desta quarta-feira, 05 de dezembro de 2018,  que a companhia passará por uma remodelação na forma de prestação de serviços.

Segundo Leite, grande parte dos problemas de descumprimento de horários e itinerários deve ser resolvida com ações de treinamento e capacitação dos motoristas.

Fabiano Tadeu Farias Leite disse ainda que entre dezembro e janeiro, a frota deve contar com novos ônibus, que seguem os padrões atuais da SPTrans, com ar-condicionado, equipamentos de acessibilidade e vidros colados.

Sobre os salários e direitos, o responsável pela área operacional disse ao Diário do Transporte que nesta terça-feira, 04, foram feitos os pagamentos e questão foi regularizada.

Fabiano Tadeu Farias Leite ainda afirmou à reportagem que há atrasos de cinco meses em repasses da SPTrans à empresa, o que traz dificuldades financeiras.

A respeito da garagem, Leite disse que se trata de um contrato com opção de compra e que há possibilidades de que a empresa venha ocupar outro espaço.

ASSASSINATOS:

No ano passado, como mostrou o Diário do Transporte, um diretor da empresa e um dono de ônibus usados pela Imperial foram assassinados na porta da garagem, na rua Leandro de Sevilha, no Parque Novo Lar, região de Sapopemba, zona leste de São Paulo.

O primeiro caso ocorreu no dia 28 de novembro de 2017. Um dos diretores-proprietários da Imperial Transportes Urbanos Ltda, Thiago Celso Zanetti, chegava à garagem quando um homem se aproximou a pé, segundo testemunhas, disparou contra o carro dirigido por Zanetti e fugiu.

O diretor da Imperial chegou a ser socorrido no PS Benedicto Montenegro, na região, mas não resistiu aos ferimentos.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2017/11/28/diretor-da-imperial-transportes-do-subsistema-local-da-capital-paulista-e-morto-a-tiros-em-frente-da-garagem/

Menos de um mês depois, no dia 16 de dezembro de 2017, José Ediler de Oliveira, dono de ônibus usados pela companhia, saía da garagem da empresa no final da manhã, em seu carro Vectra, quando foi cercado por um carro e uma moto. Os ocupantes começaram a disparar, fugindo em seguida.

A polícia contabilizou ao menos nove disparos. Três deles atingiram Oliveira na cabeça, que não resistiu e morreu na hora.

O crime aconteceu na rua Leandro de Sevilha, a 50 metros da garagem.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2017/12/16/segundo-assassinato-de-diretor-da-imperial-aumenta-suspeita-de-disputa-por-poder/

Os casos ainda são investigados e a polícia não descarta que a motivação seja uma disputa interna de poder desde a época quando a empresa era cooperativa.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

34 comentários em Empresa nas zonas leste e sul de São Paulo tem mais de R$ 300 mil em multas por descumprimento de viagens e partidas

  1. Sim ele colocaram o vale do mes passado em dia falta ainda o 13° e o pagamento de dezembro que ja faz muita falta para aqueles que trabalham na empresa todos os dias

  2. CADÊ O PAGAMENTO E O 13º DOS PAIS DE FAMÍLIA, IMPERIAL???? ALÔ PREFEITURA DE SÃO PAULO: VAI DAR DE PRESENTE A LICITAÇÃO PRA UMA EMPRESA DESSAS QUE TEM ATÉ ASSASSINATO NO MEIO????

  3. Sem falar que sofri um acidente de trabalho tive um mal súbito e bati com o onubôn em um poste e não tive nenhuma assistencia da empresa e ainda mais atrasaram o pagamento do meu convênio fui procurar a empresa devido ao não pagamento do convênio devido ao meu tratamento e a Karol do setor administrativo mandou eu procurar os meus direitos trabalhistas e meu tratamento devido ao infarto e o acidente com o ônibus interromperam como se diz dane- se que eu tinha que me virar

  4. Todo dia mais 40 minutos esperando no metro belem sentido terminal sapopemba uma vergonha a linha é 574R ,terminal Sapopemba,metro belem

  5. utilizo os ônibus dessa empresa. pego no tatuape a linha 575a-10. uma porcaria. infelizmente. sou idosa e dependo de transporte, mas onibus velho e motorista mal educado. essa empresa é uma vergonha. q triste.

  6. Empresa multada mais de mil vezes e ainda continua operando? Não tem fiscalização que puna eles?

  7. trabalho na imperial desde a nova aliança. continua um serviço pessimo. atrasam nosso pagamento e tudo.
    os doretores andam de carrão pra cima e pra baixo. claudio, raissa, rose, exposa do thiago q morreu todos não estão nem ai. n ligam pros direitos das pessoas. e eles tb ja foram pobres mas deus sabe o q faz e há de castiga los na mesma moeda. e isso o q ei temho pra falar. muito chateado

    • Com tantas empresas de transporte por que vc trabalha a tanto tempo em um lugar que vc não acha bom???
      Eli ( ninguém chama Eli) eu trabalho lá e quando eu achar que não for bom para mim eu simplesmente saio.
      Agora tem que ver se vc tem capacidade de trabalhar em outro lugar,
      Ou e mais um dono de carro ou ex diretor escondendo-se atrás de um pseudônimo.

  8. vitoria roberta da silva // 8 de dezembro de 2018 às 16:58 // Responder

    A empresa negocia aumento de subsídio com a SPTrans mesmo recebendo, em menos de 10 meses, mais de MIL multas por descumprir viagens, uma coisa básica que toda empresa bem administrada zela. Se eu sou uma funcionária e trabalho direito eu mereco ganhar mais. mas se faço um trabalho ruim não. Pq mais dinheiro publico vai pra essaa emprsa? Ouço boatos e opiniões péssimas sobre a diretoria desta empresa. Na época de transformação de cooperativa para empresa a justificativa foi a de melhorar a operação e etc. A imperial ta pior que a nova aliança, que ja era ruim, duas porcarias. Péssima viacao, pessima administracao, pessima operacao, pessimas pessoas que envolvem ate assassinatoa de pais de família no meio. Peço a deus que ampare as famílias e o melhor aconteca para o transporte q é essa empresa ser descredenciada.

  9. apagaram o comentario do sr celso pai do thiago a familia espera resposta do dhpp pra prender quem mandou matar pessoa de bem

    • Milhares de pessoas aguardam uma resposta das autoridades.
      Eu aguardando a 7 anos por perder um filho.
      Agora que culpa tem a empresa e os trabalhadores???
      Fechar a imperial resolve o problema de segurança pública do país???
      E fechar a empresa onde toda a família dele trabalhou e trabalha até hj e o caminho para solucionar o caso???
      Devemos repensar os conceitos de justiça vc não acha?

  10. Muita sorte pra vocês rapaziada isto tudo que está acontecendo e inaceitável inacreditável principalmente com o salário de um pai de família trabalhador e comprador de seu trabalho dando até a última gota de sangue pela empresa fiquem com Deus

  11. Paulo Vinícius Trindade // 10 de dezembro de 2018 às 23:03 // Responder

    Fica uma pergunta.
    Qual empresa do transporte coletivo paga em dia nos dias de hoje???
    A SPTrans não paga em dia, o metrô de São Paulo não paga em dia.
    E como uma empresa que depende da boa vontade da prefeitura vai pagar???
    Eu já trabalhei na imperial sai e hj me arrependo muito.
    Na imperial atrasa mas sempre paga, já na express por exemplo a dona Ângela não paga e ainda o prefeito vai lá fazer festinha.
    E cadê uma matéria sobre a express que tem hj 180 milhões em dívida com o governo???

  12. Vinicius Júnior AMORIM // 10 de dezembro de 2018 às 23:25 // Responder

    Trabalho na empresa e já trabalhei em varias outras empresas de transporte, na express fui mandado embora e nunca recebi, ainda fui ameacado pelo senhor Luís Carlos e pela senhora Angela, na trans união não recebi e ainda o Sr Menudo falou que era pra eu tomar cuidado pra não amanhecer com a boca cheia de formiga.
    Na imperial eu recebo atrasado mas recebo.
    Talvez o problema da empresa é não ter dinheiro para calar a boca da imprensa, do sindicato e não ter como dar propina a sptrans.
    Quando o Ministério publico chegar na Sptrans o povo vai conhecer a máquina de propina que existe no transporte.
    Peço a Deus que a empresa que me dá o pão de cada dia consiga sobreviver a o boicote da SPTrans, do sindicato e dos próprios donos de carros que lá estão.
    Tem até paraplégico querendo passar correndo na frente dos outros e roubar diesel da empresa!!!

  13. A licitação ta direcionada pra eles. É o vereador joão jorge que ta fazendo o meio de campo pra eles virem e fazerem o gol. Escrevam o q to dizendo. Tudo pilantra!!!

  14. Eu olho os comentários e vejo algo bem estranho.
    Pessoas criticando a empresa tachando como péssima e falando que trabalham a anos lá???kkkk
    O mais estranho ninguém se indentifica, parece piada e no mínimo é de caráter duvidoso.
    Quanto a empresa eu não acho que tudo isso seja mentira mas por ser trabalhador do transporte eu pergunto QUAL A DIFERENÇA DESSA PARA AS OUTRAS?
    A imperial dá emprego para mais de 700 pais de família que nunca ficaram sem receber mesmo recebendo atrasado
    E na pêssego, e na express e na up buss está tudo pago??? Kkk
    Na express dono de carro ganha R$457,00 e se falar alguma coisa perde a vaga é morre na mão dos amigos da Dona Ângela!!!
    Adamo Bazani você tem coragem de publicar ou vai excluir o comentário?
    Aguardando publicação

    • Weslei, se eu tenho coragem de fazer uma matéria, o que me impediria de aprovar um mero comentário?
      Só tem um detalhe, em alguma hora do dia eu preciso dormir, né, e aí pode demorar um pouquinho a aprovação.
      Tenho de moderar antes por causa de alguns leitores que insistem em ofensas, palavrões e até propagandas nos comentários.

  15. Eu trabalho lá a 3 anos e vou lutar até o final para ver a empresa que me deu trabalho passar na licitação.
    A própria página do diário de transporte publicou atrasos no metrô e nos sabemos da política ridícula de remuneração da SPTrans e da prefeitura de São Paulo.
    Até por que a empresa nunca deixou de me pagar.
    E eu nunca deixei de trabalhar para prejudicar meus patrões
    Espero que os amigos acima arrumem trabalhos em empresas melhores do nível profissional que eles julgam ter.
    Eu acredito e vou lutar pelo meu serviço!!!

  16. Imperial paga o que meus amigos? O vale e o 13º até agora não foram regularizados. A empresa vai de mal a pior sim. E o maior exemplo está na própria operação: empresa multada mais de MIL vezes. O que traz dinheiro pra empresa é busão circulando, se eles não operam direito, como vão receber pra poder pagar os funcionários em dia?
    Parabéns ao Diário do transporte pela matéria!

  17. Eu trabalho na imperial , a quase 3 anos, nunca vi atrasar tanto o salário até hoje ainda ninguém recebeu a primeira parcela do décimo, não recebemos pagamento,os ônibus recolhem cedo por falta de diesel para não ficar na rua, porque não tem combustível suficiente para encher o tanque, nao tem peça nem pneus vários ônibus rodam com pneus dianteiros carecas, a sp trans não ver isso? 4colegas foram mandados embora por agitar para fazer greve. A imperial e assim, não vou mim indentificar para não sofrer represálias, agora vá no ponto final e verifique se tem óleo suficiente e se os pneus estão em condições de uso.

  18. E agora a pêssego parou !!!
    A imperial já já vai parar.
    E o Claudio Bononi tá fumando na sacada e andando de BMW , o Fabinho da pêssego até a mulher de motorista levou embora!!!!
    Mas não vemos nada contra a pêssego nem passageiros revoltados como os da imperial.

    Que Deus nos dê a Paciência e serenidade que deu ao Cláudio Bononi.
    Ele adora pitar e montar empresa na calada da noite

  19. Vamos lá depois de tantas acusações aqui o que podemos ver é que somos todos vítimas de um sistema feito para os grandes empresários.
    A tarifa da imperial é menor do que a da upbuss que opera com lotações.
    Então isso ao meu ver é uma forma de forçar a empresa a quebrar.
    Milton leite xingai e outros já estão com a roupa preta para ir no velório da imperial.
    Muita gente lutou , se existem erros existe também muita gente que trabalha e tem por direito um respeito maior .
    Acho que a hora é de unir forças e mostrar a toda população a falcatrua do transporte em SP.
    Como que em uma passagem de 4.00 a imperial recebe 2.17 aí a SPTrans bloqueia pagamentos e lhe manda 30% do valor 0,70 centavos.
    E o restante eles pagam como querem.
    Vamos para a porta da prefeitura parar os ônibus. Imperial , pêssego transportes trans união up buss

  20. Então cada um tentando derrubar o outro e todos morreram juntos nas mãos do PSDB.
    Acordem em quanto é tempo, as cooperativas os perueiros as lotações clandestinos , seja qual for o nome.
    Levaram a população para o trabalho durante mais de 40 anos e agora estão sendo colocados de lado em silêncio.
    Vamos parar SP vamos nos unir.

  21. União, os dirigentes da Imperial nunca souberam o que significa isso, uma cooperativa que era de 153 proprietário e na calada da noite passou para uma Ltda com apenas cincos donos, sem ao menos da qualquer explicação para os cooperados, agora para não perderem.os luxos querem usar o povo pra servirem de marionetes pra eles na frente da prefeitura… Acorda povo… Acorda poder publico, nos faça acredita na justiça, não sou proprietário mais conheço diversos antigos cooperados que continua com seus onibus ocados para Imperial mais receber apenas o que eles querem pagar e quando querem pagar ou seja tem alguns passando até necessidade…

  22. É Vânia eu mesmo estou no transporte a mais de 15 anos e não conheço dono de carro que esteja passando fome…
    Mas faz assim então deixa quebrar a empresa aí vai cada um pra sua casa com seu ônibus.
    Ou vende para carregar trabalhadores do corte de cana ou faz um trailer de para vender hot dog.

  23. Só tem sem futo

  24. Relaxa jovem

  25. Seu pagamento tá guardado………vamos ti entregar

  26. Só pra gente entender na garagem tem dono de carro que ajuda sim .
    Mas tem dono de carro que só está no sistema por que é na imperial. Por que nenhuma outra garagem aceitaria , tem dono de carro que rouba diesel dentro da garagem, rouba peça, para o ônibus dele na rua e tira os pneus colocados na garagem.
    Tem de tudo um pouco
    Por mais que se fale não podemos achar que a culpa é só dessa diretoria
    Por exemplo Paulo Pires , Denis e seus companheiros já vinham afundando a garagem antes.
    Então abram o olho tem gente dentro trabalhando contra .

  27. Por que outra empresa não assume as linhas dessa empresa? A propina é tão alta assim lána SPTrans?

  28. Linha 575A-10 não tem horário certo pela manhã

Deixe uma resposta para Wagner Magalhães Cancelar resposta

%d blogueiros gostam disto: