São José dos Campos (SP) recebe segunda empresa de bicicletas compartilhadas neste sábado

Além da Serttel, moradores poderão contar com mais 250 bikes da Yellow

JESSICA MARQUES

Os moradores de São José dos Campos, no interior de São Paulo, terão mais uma opção para utilizar o sistema de bicicletas compartilhadas na cidade. Neste sábado, 1º de dezembro de 2018, a Prefeitura vai receber a segunda empresa que oferece o serviço na cidade.

Agora, além da Serttel, os moradores poderão contar com mais 250 bikes da Yellow, já utilizada na capital paulista. Com a empresa, também haverá a possibilidade de comprar créditos em dinheiro.

“A Yellow vai permitir o pagamento das corridas com cartão de crédito e dinheiro. Os créditos para uso das bicicletas poderão ser comprados em dinheiro em bancas de jornal e lojas, entre outros estabelecimentos parceiros espalhados pela cidade, como lanchonetes, que vão receber o valor em espécie e transferir, na hora, o montante para o app do usuário, como já acontece com as recargas de celular”, esclareceu a Prefeitura, em nota.

Ainda de acordo com a administração municipal, o início da operação da Yellow está marcado para às 10h, no Largo São Benedito, no centro da cidade, e contará com a presença de autoridades. Além da exposição das bikes, a ocasião ainda vai contar com monitores para orientar os usuários.

Com a Yellow, os usuários poderão retirar a bicicleta na região central, Parque da Cidade, na região norte, imediações do Jardim Esplanada e seguir até o Jardim Aquarius, na região oeste.

“Lembrando que ao destravar a bike, é possível pedalar por outras regiões, porém a entrega deve ser feita dentro da área determinada. Todas essas informações poderão ser encontradas no aplicativo”, ressaltou a Prefeitura, em nota.

Assim como funciona atualmente com a Serttel, a Yellow também vai operar em sistema de dockless, ou seja, sem estação para retirada e devolução.

A Prefeitura ressalta que, com as duas operadoras na cidade, os usuários deverão ficar atentos à identificação nas bicicletas. Para utilizar as bikes da Serttel, o usuário deverá utilizar o app “Mobilicidade”. No caso da Yellow, o app traz o nome da própria empresa. Ambos estão disponíveis tanto para Android quanto para iOS.

“O sistema de bicicletas compartilhadas integra o programa BikeSanja que, contempla ainda a ampliação e a conexão da malha cicloviária, assim como campanhas educativas para uso consciente e seguro do modal”, informou a Prefeitura, em nota.

Como utilizar as bikes da Yellow

  1. Baixe o aplicativo da Yellow disponível para Android e iOS;
  2. No mapa do app, encontre uma bicicleta Yellow na cidade;
  3. Coloque créditos de R$ 5, 10, 20 ou 40 reais no dinheiro ou no cartão de crédito. O valor cobrado para utilizar a bike será de R$ 1 a cada 15 minutos;
  4. Com o aplicativo, leia o código de barras QR na parte de trás da bike Yellow: o cadeado inteligente abrirá automaticamente;
  5. Ao terminar seu percurso pela ciclofaixa, ciclovia ou pelas ruas da cidade, estacione em qualquer lugar onde seja permitido o estacionamento de veículos e não atrapalhe o fluxo, e tranque o cadeado manualmente.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta