Motoristas de ônibus de Peruíbe entram em segundo dia de greve

Jundiá Transportes informa que a paralisação acontece devido a pendências de pagamentos da Prefeitura de Peruíbe à empresa. Foto: Divulgação.

Funcionários da empresa Jundiá Transportes alegam atraso nos salários

JESSICA MARQUES

Os motoristas de ônibus Peruíbe, no litoral paulista, entraram no segundo dia de greve nesta terça-feira, 27 de novembro de 2018. Os funcionários da empresa Jundiá Transportes estão de braços cruzados por alegarem atraso no pagamento dos salários.

Segundo informações do portal A Tribuna, os 28 ônibus que operam no transporte coletivo não saíram da garagem. As opções para os passageiros foram vans e carros particulares.

Os motoristas afirmam que o vale salarial, que corresponde a 40% do salário de novembro, deveria ter sido pago na última terça, 20 de novembro, mas ainda não caiu na conta da categoria, segundo informações do Sinrod (Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Santos e Região).

O pagamento havia sido combinado em acordo coletivo de trabalho. Segundo o sindicato, o descumprimento resultou na paralisação de 130 funcionários da empresa.

Esta não é a primeira vez que uma greve é deflagrada por atrasos nos salários. Em outubro, os trabalhadores cruzaram os braços devido ao não pagamento dos vencimentos de julho e agosto, que foram acertados posteriormente.

Em nota para o portal A Tribuna, a Jundiá Transportes informa que a paralisação acontece devido a pendências de pagamentos da Prefeitura de Peruíbe à empresa.

“Hoje, a Administração Municipal deve R$ 3.663.061,73. Destes, R$ 600 mil são de um acordo de pagamento devido a atrasos de repasses em 2016”.

A empresa informou ainda que tem negociado com a Prefeitura e com o sindicato, mas  que aguarda o pagamento dos valores, “já que o que tem entrado em caixa não é suficiente para realizar o adiantamento da folha dos funcionários”.

A Jundiá também diz manter “seus esforços diuturnamente para manter os serviços em operação da melhor maneira possível”.

Por sua vez, a Prefeitura de Peruíbe disse ter conhecimento do problema e que está monitorando. A administração municipal informa ainda que a greve é ilegal e que o departamento jurídico municipal já está tomando as providências cabíveis, aguardando uma solução “nas próximas horas” desta terça.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

Comentários

Comentários

  1. Henrique disse:

    Como sempre as prefeituras querem o serviço mas não querem pagar por ele. Deve quase 4 milhões e alega que a greve é ilegal? Só no Brasil.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading