Nova etapa do “Avançar Cidades – Mobilidade Urbana” seleciona 29 projetos em 12 estados

Lista das propostas escolhidas pelo Ministério das Cidades foi divulgada há poucos dias, e contempla projetos de implantação ou requalificação de estações e abrigos para sistemas de transporte público coletivo e calçadas com acessibilidade, dentre outros

ALEXANDRE PELEGI

O Ministério das Cidades divulgou na semana passada a 11ª lista de cidades cujos projetos foram aprovados em mais uma etapa do Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana.

São 29 projetos contemplados, distribuídos em 25 cidades de 12 estados.

O valor total dos investimentos nesta lista é de R$ 182 milhões.

A relação com as propostas e as cidades foi divulgada na última terça-feira, dia 20 de novembro de 2018.

As obras que serão financiadas nos municípios escolhidos abrangem a pavimentação de vias, implantação ou requalificação de estações e abrigos para sistemas de transporte público coletivo, calçadas com acessibilidade, ciclovias, ciclofaixas, paraciclos e bicicletários, sinalização viária, iluminação, drenagem, arborização e paisagismo.

Com mais esta lista, mais de 832 propostas já foram aprovadas pelo Avançar Cidades – Mobilidade Urbana, totalizando cerca de R$ 5,6 bilhões em investimentos em obras e investimentos no setor.

AVANÇAR CIDADES – MOBILIDADE URBANA

De acordo com o site do Ministério das Cidades, do Governo federal, o Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana tem o objetivo de melhorar a circulação das pessoas nos ambientes urbanos por intermédio do financiamento de ações de mobilidade urbana voltadas à qualificação viária, ao transporte público coletivo sobre pneus, ao transporte não motorizado (transporte ativo) e à elaboração de planos de mobilidade urbana e de projetos executivos.

Os recursos disponibilizados para o programa são de financiamento, oriundos do FGTS, conforme disposições constantes no Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana – Pró-Transporte, regulamentado pela Instrução Normativa nº 27/2017”, informa o Ministério.

O programa está dividido em 2 grupos, conforme o porte populacional do município. O Grupo 1 é composto por todos os municípios com população igual ou inferior a 250 mil habitantes. O Grupo 2 inclui os municípios com população superior a 250 mil habitantes.

Veja abaixo a relação das 25 cidades selecionadas na 11ª Lista:

Avancar_01

Clique na imagem para ampliar

Avancar_02Avancar_03Avancar_04Avancar_05Avancar_06Avancar_07Avancar_08Avancar_09Avancar_10Avancar_11Avancar_12Avancar_13Avancar_14Avancar_15Avancar_16Avancar_17Avancar_12Avancar_10Avancar_02Avancar_07Avancar_13Avancar_11Avancar_08Avancar_06Avancar_05

Avancar_01

Clique na imagem para ampliar

Avancar_15Avancar_03Avancar_04Avancar_14Avancar_09Avancar_17

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta