Com New Mega para 17 toneladas no padrão SPTrans, Neobus quer se fortalecer no subsistema local

Publicado em: 22 de novembro de 2018

Com modelo, empresa quer atender principalmente às ex-cooperativas. Foto: Mauricio Cardoso Silveira (Divulgação Neobus)/Texto: Adamo Bazani (Diário do Transporte) – Clique para ampliar

Modelo de carroceria segue os padrões da gestora da capital paulista, considerados os mais rígidos do País, e já roda pela Pêssego Transportes, na zona Leste

ADAMO BAZANI

A encarroçadora de ônibus Neobus, pertencente à Marcopolo S.A., quer aumentar a participação no sistema de transportes da capital paulista, considerado o maior da América Latina, atualmente com 14,3 mil coletivos que registram 9,5 milhões de passagens todos os dias.

E o principal “caminho” para isso é o subsistema local, formado por ex-cooperativas que ligam os bairros as cidade, sem passar pelo centro.

Nesta quinta-feira, 22 de novembro de 2018, a empresa divulgou que conseguiu homologar o modelo New Mega para categorias de PBT – Peso Bruto Total de até 17 toneladas de acordo com padrão de carroceria exigido pela SPTrans – São Paulo Transporte, considerado um dos mais rígidos do País.

A homologação foi para o modelo sobre chassi Volkswagen 17.230 OD e o projeto contou com a parceria da concessionária Adivel Caminhões e Ônibus, segundo a encarroçadora.

Neste mês de novembro já entrou em operação a primeira unidade pela Pêssego Transportes, do subsistema local de parte da zona Leste de São Paulo.

Com a licitação dos serviços de ônibus, que deve ser publicada nas próximas semanas após o TCM – Tribunal de Contas do Município liberar a concorrência apontado necessidades de alterações nos editais, o subsistema local e um subsistema intermediário que deve ser criado, o de articulação regional (ligação entre diferentes regiões e dos bairros até centralidades regionais), os veículos de maior porte devem entrar no lugar dos micro-ônibus, que vão continuar atendendo às regiões que não comportam micrões e ônibus convencionais.

A Neobus busca este espaço já que o subsistema estrutural, das linhas operadas por ônibus maiores que passam pelo centro da cidade, deve continuar tendo presença maior da concorrente Caio, ligada aos donos de empresas de ônibus destes serviços.

Em nota, a Neobus explica que o veículo tem “11.250mm de comprimento, elevador, três portas e capacidade para 33 passageiros sentados mais um passageiro portador de deficiência. Conta com poltronas estofadas com encosto alto, sistema de ar-condicionado; vidros colados, tomadas USB em todas as poltronas, display interno para controle de velocidade e catraca sem posto de cobrador.”

O diretor da Neobus, João Paulo Ledur, confirma que o desenvolvimento do novo New MEGA 17 toneladas no padrão SPTrans demonstra o foco da fabricante no segmento urbano e na ampliação de sua participação no “importante” mercado de São Paulo. “Contamos com a parceria da concessionária Volkswagen Adivel Caminhões e desenvolvemos uma aplicação focada nas necessidades e características exigidas pela SPTrans e bem específicas para o mercado paulistano. Mas o novo modelo atende também diversos outros municípios e regiões, com a variação do seu comprimento total”, comenta.

Já o supervisor nacional de vendas da Neobus, Douglas Cristiano Pessoa, diz que o modelo traz itens que diminuem os custos de manutenção e operação.

“O ônibus urbano New MEGA no padrão SPTrans mantém todos os atributos já reconhecidos da marca Neobus, como a ergonomia e comodidade, facilidade de manutenção e menor custo operacional do que os demais modelos disponíveis no mercado”,

Faróis intercambiáveis, console ergonômico com maior espaço para as pernas do motorista, carroceria com menos vincos e peças que permitem trocas mais rápidas são algumas das características destacadas pela fabricante em relação ao modelo.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

  1. Gilvan disse:

    Ai sim, vidro colado bem melhor. Parabéns a NEOBUS sempre surpreendendo

  2. Jackson disse:

    Acho os Mascarello mais bonitos Chassi MA17.0 ou VW 15.190EOD

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