Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro determina atualização de validadores dos ônibus

Publicado em: 14 de novembro de 2018

O prazo estabelecido para a compatibilização ou substituição dos validadores é de 18 meses a partir desta quarta-feira

Equipamentos devem aceitar pagamentos via celular, cartões de crédito e débito

JESSICA MARQUES

A Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro publicou uma resolução determinando a atualização dos validadores dos ônibus. A publicação está no Diário Oficial desta quarta-feira, 14 de novembro de 2018.

Com a mudança, os equipamentos devem aceitar pagamentos da tarifa via celular, cartões de crédito e débito. A resolução se aplica a validadores das permissionárias e concessionárias dos transportes públicos que estão sob a competência do estado do Rio de Janeiro.

Segundo a publicação, todos os validadores deverão ser compatibilizados com as versões mais recentes das especificações NFC (Near Field Communication), para uso de dispositivos, como celular, relógio e tablet; e EMV (Europay, MasterCard e Visa), para aceitação de cartões sem contato das bandeiras emissoras de cartões de crédito, débito e pré-pago.

“Os validadores que não possuírem os requisitos técnicos necessários à adequação disposta no caput deverão ser substituídos pelas permissionárias ou concessionárias”, diz trecho da resolução.

O prazo estabelecido para a compatibilização ou substituição dos validadores é de 18 meses a partir desta quarta-feira, 14 de novembro de 2018, data de publicação da resolução.

Confira a publicação, na íntegra:

RJ validadores.jpg

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta