Estações da Linha 13 do Aeroporto não despertaram interesse de comerciantes e licitação não teve propostas
Publicado em: 10 de novembro de 2018
CPTM deve fazer nova concorrência. Empresa quer conceder espaço para lojas, quiosques e balcões
ADAMO BAZANI
Ninguém se interessou por espaços que a CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos queria conceder para a instalação de lojas, quiosques, balcões e áreas de merchandising nas três estações da Linha 13-Jade, que tem 12,2 km: Engenheiro Goulart (zona Leste da capital paulista), CECAP (integrada ao Terminal de Ônibus Cecap, em Guarulhos) e Aeroporto (que fica na região do Aeroporto Internacional, em Guarulhos).
A licitação realizada nesta semana resultou em “deserta”, ou seja, não teve propostas.
A CPTM deve lançar um novo edital, reabrindo a concorrência.
Diversas situações contribuíram para a Linha 13-Jade ainda não alcançar a capacidade total do número de passageiros, apesar de estar com demanda crescente.
Prometida para ser aberta antes da Copa do Mundo no Brasil de 2014, a linha 13 Jade foi inaugurada em 31 de março de 2018, funcionando em horário reduzido, apenas aos sábados e domingos, das 10h às 15h.
Relembre:
https://diariodotransporte.com.br/2018/03/31/alckmin-inaugura-linha-13-jade/
A inauguração foi marcada por críticas do Governo do Estado à concessionária do aeroporto, GRU Airport.
O projeto original previa que o trem da CPTM chegasse até o terminal 3 do Aeroporto, partindo da Estação da Luz.
Mas o ponto inicial é apenas na Estação Engenheiro Goulart da linha 12-Safira e o trem não chega até o aeroporto.
Foi projetada a construção de um “People Mover”, semelhante a um monotrilho, que seria de responsabilidade da GRU Airport, mas segundo o Governo do Estado, a concessionária do aeroporto não cumpriu a promessa. A estação Aeroporto possui uma área destinada para conexão com este modal.
O Secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse no dia 27 de outubro de 2018, durante a inauguração da Estação São Paulo-Morumbi da linha 4 do Metrô, que é dever do próximo governador continuar cobrando o cumprimento da promessa, mesmo que judicialmente.
Atualmente os passageiros devem descer na estação Aeroporto, percorrer um longo trajeto a pé dentro das dependências da CPTM e embarcar em ônibus sem cobrança de passagem cedidos pela GRU Airport.
Em 30 de abril, a linha 13-Jade passou a funcionar todos os dias.
Relembre:
A operação comercial, das 04h00 à meia noite durante a semana e das 04h00 à 01h00 aos finais de semana, com cobrança de passagem, só ocorreu a partir de 04 de junho.
Relembre:
O serviço Connect da Linha 13 Jade, prometido para junho, depois agosto e em seguida para setembro, só começou a operar no dia 03 de outubro de 2018, com partidas da estação Brás até o Aeroporto. O trem faz paradas nas estações da linha e tarifa é a mesma de todo o sistema.
Relembre:
Já a o serviço Express, com partidas da Estação da Luz, em trem expresso sem paradas nas demais estações e tarifa custando o dobro, sem a possibilidade de uso de gratuidades, começou a operar em 16 de outubro. A promessa inicial era de operação em julho:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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O governo esperava o que? Que a linha bombasse de usuários, sendo que nem chega ao terminal do aeroporto, que seria o minimo? Uma piada.
E o Connect era pra funcionar das 05:00 às 09:00 e das 16:00 às 20:00. Hoje essa operação só funciona nos horários específicos que atrapalha a ida e a volta do trabalhador de Guarulhos que poderia chegar mais cedo em casa com essa linha. #VergonhaCPTM