Audiência pública em Cuiabá debaterá ônibus elétricos ou híbridos em nova licitação do transporte

A Pantanal Transportes é uma das atuais concessionárias do transporte coletivo de Cuiabá, cujo contrato vence em 2019. Foto: Douglas Barbosa

Evento será dia 23 de novembro, ocasião em que a prefeitura apresentará o estudo para a nova rede do transporte coletivo da capital do Mato Grosso

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Cuiabá, capital do Mato Grosso, fará uma audiência pública para apresentar o estudo da nova rede, que servirá para a licitação do transporte coletivo do município.

Será no dia 23 de novembro, a partir das 18h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

O prefeito Emanuel Pinheiro afirma que o estudo é fundamental para que o processo licitatório de contratação de uma nova concessionária seja feito com a máxima transparência.

Dentre os itens que constam do estudo estão a implantação de ônibus elétricos ou híbridos no transporte de Cuiabá. A audiência deverá debater os custos dessas alternativas diante de seus benefícios ambientais.

O prefeito aposta numa alternativa de transporte sustentável. Em entrevista ao Portal 24 News, de Cuiabá, ele afirmou que espera transformar os 300 anos de fundação de Cuiabá em um marco em direção a um transporte coletivo com sustentabilidade. “Uma frota nova com energia limpa, menos poluentes, sem agressões ao meio ambiente e que atenda melhor a população”, afirma o prefeito.

Esta não é a primeira vez que Emanuel Pinheiro afirma sua intenção em investir em ônibus não movidos a diesel. No dia 30 de agosto ele anunciara que o novo edital de licitação, que previa lançar ainda este ano, teria a inserção de tradicionais ônibus elétricos, ou trólebus, lá conhecidos como “busões de suspensórios”.

Além dos custos dos ônibus menos poluentes, o estudo a ser apresentado na audiência pública traz ainda os impactos que os ônibus menos poluentes – elétricos ou híbridos – produziriam na tarifa. O secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor Figueiredo, adianta que na audiência serão mostrados vários cenários, com os pontos positivos e negativos de cada alternativa.

A atual concessão do transporte público de Cuiabá foi licitada em 2002, mas os contratos começaram a vigorar em junho de 2004, com prazo de duração equivalente a 10 anos.

Em 2009, foi assinado um termo aditivo e, em dezembro de 2012, o contrato foi estendido novamente por cinco anos.

Com isso, o contrato das empresas que operam o serviço de transporte público na capital expira em junho de 2019, e a intenção da prefeitura é lançar o edital de uma nova concessão ainda em 2018.

Com uma frota de 363 veículos, que operam cerca de 70 linhas, o transporte coletivo de Cuiabá atende a uma demanda anual de mais de 69 milhões de viagens.

TRANSPORTE COLETIVO É DESAPROVADO POR USUÁRIOS:

Uma pesquisa feita a pedido da Arsec (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá) revelou que a maioria dos usuários do transporte coletivo de Cuiabá avalia o serviço como regular, ruim ou péssimo. A coleta de dados foi realizada em julho deste ano. Veja os principais pontos:

– De 1.509 passageiros, 62,7% não avaliaram os ônibus da capital como um bom serviço prestado à população;

– 87% acreditam que o valor atual da tarifa, de R$ 3,85, não faz jus à qualidade dos serviços prestados;

– 57,2% dos passageiros avaliaram como regular, ruim ou péssima a condição de conservação dos ônibus, o que inclui limpeza e conforto; 42,7% consideram a conservação dos ônibus boa ou ótima.

– seis em cada 10 passageiros não confiam nos horários programados do transporte coletivo da capital; mais da metade afirmou acreditar que não chegaria ao destino no horário previsto, na ocasião em que o levantamento foi feito.

– 55,8% dos passageiros os consideraram ruim ou péssimo o estado dos pontos de ônibus instalados em Cuiabá; apenas 11,3% acreditam que as paradas sejam boas ou ótimas.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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