Ônibus em Cuiabá terão padronização de pintura até dezembro de 2019

Pintura padronizada foi apresenta nesta quarta-feira, 07- Foto: Luiz Alves/Divulgação Prefeitura de Cuiabá - Texto: Adamo Bazani (Diário do Transporte) - Clique para ampliar

Frota ganhará as cores verde e branca, com símbolos tradicionais da cultura da cidade, segundo prefeitura

ADAMO BAZANI

Todos os 363 ônibus de Cuiabá, capital do Mato Grosso, estarão com pintura padronizada até dezembro de 2019.

O Decreto nº 6.833, publicado nesta quarta-feira, 07 de novembro de 2018, e assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, determina a mudança.

Três ônibus com o novo design foram apresentados na tarde de hoje no pátio do novo Pronto Socorro, onde o chefe do Executivo montou o gabinete.

Segundo nota da prefeitura, a frota ganhará as cores verde e branca, com símbolos tradicionais da cultura cuiabana, além da frase que lembra o famoso calor da cidade e da hospitalidade da população: “A capital mais calorosa do Brasil”.

Frase faz alusão ao clima da cidade e à hospitalidade da população, segundo prefeitura. Foto: Luiz Alves/Divulgação Prefeitura de Cuiabá – Texto: Adamo Bazani (Diário do Transporte)

Atualmente cada empresa possui sua própria pintura.

O prefeito disse que um dos objetivos da determinação é acabar com o que chamou, na nota, de “poluição visual”.

“Com isso, melhoramos a parte de identificação das linhas, diminuímos a poluição visual e também embelezamos nossa cidade. Os pequenos detalhes fazem a diferença na nossa gestão. É dessa forma que venho administrando Cuiabá, demostrando todo meu carinho, zelo e amor por esta terra maravilhosa, de gente calorosa e alegre, que, tenho certeza, chegará aos seus 300 anos como uma das melhores capitais para se viver”

Em dezembro de 2019, Cuiabá completa o tricentenário.

Todos os veículos devem contar com esta pintura até o final de 2019. – Foto: Luiz Alves/Divulgação Prefeitura de Cuiabá – Texto: Adamo Bazani (Diário do Transporte)

O secretário de mobilidade urbana, Antenor Figueiredo, disse que a cidade deve receber no ano que vem ônibus e pontos climatizados.

“A gestão vem trabalhando, sem medir esforços, para adequar o transporte público de Cuiabá a um padrão que atenda, com a máxima qualidade e conforto, o cidadão que depende desse serviço. Está em andamento um estudo, com o intuito de fazer um levantamento de quais as ferramentas, modelos, entre outras especificações, para a implantação de novos abrigos e também a adequação dos veículos, que devem circular com ar-condicionado”,  reiterou Antenor na nota.

SISTEMA:

Dos 363 ônibus de Cuiabá, apenas 20% possuem algum tipo de climatização. São 70 linhas que, segundo a prefeitura, transportam 60 milhões de passageiros por ano.

Os passageiros contam com 2.300 paradas de ônibus, sendo que 780 delas possuem cobertura.

Em janeiro deste ano, foi inaugurada a Estação Alencastro, por onde passam diariamente 25 mil passageiros.

De acordo com o secretário, a intenção é “instalar modelos iguais em pontos críticos da cidade, como Ipiranga – área central – e também região do Coxipó e grande CPA.  Além do modelo de Estação, outros locais devem receber abrigos de ônibus –  cerca de 80 pontos, em diversas regiões -, com estrutura de contêineres, semelhante ao modelo instalado na frente do Shopping Pantanal”, disse na nota.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

8 comentários em Ônibus em Cuiabá terão padronização de pintura até dezembro de 2019

  1. Feia . Enquanto o RJ retoma as pinturas próprias e abandona a pintura padronizada, Cuiabá faz o inverso.

  2. Por fora vai mudar agora seria bom senhor prefeito a mudança por dentro, ar condicionado, limpeza, acentos descendentes. Fica a dica.

  3. Pra que pintura mais poluída e feia como esta? E como já disseram em post anterior, não adianta mudar a fachada e não oferecer melhorias concretas no transporte.

  4. Aparecida Gusmão de Almeida // 7 de novembro de 2018 às 22:49 // Responder

    Mas ônibus velhos,só vai trocar a pintura tiraram o micro ônibus de linha e as empresas trocaram as pintura e uma vergonha e falta de respeito com os usuários.

  5. Acho bacana a iniciativa,mudan mu se.mpre será bem vinda..só aumente as fotras,volte linhas antigas a passat na general Melo como a chácaras dos Pinheiros.parabens a iniciativa

  6. MARCOS NASCIMENTO // 8 de novembro de 2018 às 01:23 // Responder

    Como é que pode uma cidade com quase 400 onibus e 3 empresas exigir uma pintura unificada para toda a frota e não se inspirar pelo menos no conceito do sistema integrado de PONTA GROSSA-PR que tem uma empresa e 4 pinturas diferentes????
    A justificativa de poluição visual é totalmente contraditória!!!! E as pichações empesteando a cidade?? E as calçadas repletas de desníveis e buracos???? E os pontos de onibus onde mais de 1.000 deles são apenas uma PLACA ???? E as publicidades ilegais coladas em muros, postes, pontos de onibus e em todos os cantos com os mais diversos tipos de placas e banners pregados até em árvores???? Querem mais poluição visual do que estas???? E os muros das escolas municipais e estaduais, prédios públicos e privados empesteados pichações de todos os tipos ???? A VERDADE é que todos os onibus pintados numa só cor dá uma tremenda idéia de que todos os onibus são de um grupo empresarial somente e que tudo é monopólio e onibus é tudo a mesma coisa!!!!!!

  7. Não adianta pintar, oniôni tudo caindo aos pedaços só vive quebrando no trajeto

  8. RIDICULO DEVERIA COLOCAR AR CONDICIONADO PISO PLANO MOTOR TRASEIRO PRIMEIRO MAS PREFEITO E VEREADOR NAO ANDA DE ONIBUS

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: