Manaus registra queda em número de roubos a ônibus

Número de pessoas presas por envolvimento em assaltos aos coletivos na capital cresceu 10% em 2018. Foto: Divulgação/SSP.

De janeiro a setembro deste ano, redução foi de 27% comparando aos dados do mesmo período de 2017

JESSICA MARQUES

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas informou que o número de roubos a ônibus do transporte coletivo apresentou uma queda. De janeiro a setembro deste ano, a redução foi de 27% no número de ocorrências, comparando aos dados do mesmo período de 2017.

Nos nove primeiros meses de 2017, foram registrados 2.643 casos de roubos a ônibus na capital. No mesmo período deste ano, foram 1.919 ocorrências.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, após um crescimento médio de 12% nos quatro primeiros meses, houve uma queda de quase 50% a partir de maio. no acumulado do ano, o resultado foi 27% de casos a menos.

A pasta informou ainda, em nota, que o registro de ocorrências é essencial para traçar estratégias de policiamento e combater esse tipo de crime.

“Quando um ônibus é roubado, é necessário que as vítimas façam um Boletim de Ocorrência em qualquer Distrito Integrado de Polícia”, disse o delegado-geral da Polícia Civil, Frederico Mendes, em nota.

Além disso, o número de pessoas presas por envolvimento em assaltos aos coletivos na capital cresceu 10% em 2018. Há um ano, 1.159 pessoas foram pessoas por roubo a ônibus, contra 1,2 mil em 2018, entre janeiro e setembro.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E COMBATE AO CRIME

Os passageiros de Manaus, capital amazonense, contam com um aplicativo que tem como finalidade “pedir socorro” durante um assalto a ônibus. O aplicativo, chamado “Aviso Polícia” funciona por meio de monitoramento do aparelho celular via GPS.

A tecnologia foi desenvolvida e disponibilizada pela SSP-AM (Secretaria de Segurança Pública do Amazonas) em abril de 2018. De acordo com o órgão, o objetivo é combater roubos no transporte público de passageiros, contando com a ajuda da sociedade civil.

O Aviso Polícia é uma espécie de botão de pânico para que os passageiros possam acionar a Polícia Militar.

Relembre: Manaus recebe aplicativo para relatar assalto a ônibus

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: