ANTP e Agência Reguladora de Transportes da Costa Rica firmam Convênio de Cooperação Mútua

Foto reúne os dirigentes das duas entidades, ANTP e ARESEP

Representantes da Autoridad Reguladora de Los Servicios Públicos – ARESEP estão no Brasil para visitas técnicas a órgãos de transporte e trânsito de São Paulo e Porto Alegre  

ALEXANDRE PELEGI

Nesta segunda-feira, dia 5 de novembro de 2018, a ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos e a Autoridad Reguladora de Los Servicios Públicos – ARESEP, entidade do Governo Federal da República da Costa Rica, América Central, estabeleceram Convênio de Cooperação Mútua.

No primeiro semestre deste ano, Luiz Carlos Mantovani Néspoli (Branco), Superintendente da ANTP, esteve naquele país, a convite do órgão regulador da área de transportes para apresentar o método de cálculo dos custos operacionais dos serviços de ônibus no Brasil.

O método consiste na Planilha Tarifária elaborada pela ANTP em parceria com a NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, a FNP – Frente Nacional de Prefeitos e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade.

Relembre: ANTP é convidada por governo da Costa Rica para apresentar nova Planilha Tarifária

No ato de assinatura do convênio, representando a ARESEP, estavam Edward Araya, Assessor da agência em todos os serviços de transporte (ônibus, táxis, serviços hidroviários e outros serviços públicos regulados); Paolo Varela V., Coordenador dos temas relacionados com a qualidade dos serviços de ônibus, táxis e outros na Intendência de Transportes (área que realiza o cálculo da tarifa e os aspectos relacionados com qualidade); e Juan Carlos Pereira, especialista de temas de transporte do Centro de Desarrollo de la Regulación.

No âmbito do transporte público a ARESEP é responsável pela definição da política tarifária de todas as linhas de ônibus do país da América Central – municipais, intermunicipais e rodoviárias. É de sua competência realizar os cálculos dos custos operacionais e definir os valores das tarifas públicas, com base na rede de transporte, cujo planejamento é do Ministério de Obras e Transportes de Costa Rica.

Na visita ao Brasil, nos dias 5 e 6 de novembro (segunda e terça-feira), a ANTP acompanhou os representantes da ARESEP em visitas técnicas à Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte de São Paulo, à SPTrans – São Paulo Transportes e EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, e também à SPUrbanuss – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo, locais onde puderam conhecer o sistema de transporte público da Capital e da Região Metropolitana de São Paulo.

Nos dias 7 e 8 a visita ao Brasil tem continuidade, com os representantes da ARESEP visitando a EPTC – Empresa Pública de Transporte e Circulação, em Porto Alegre, onde se encontram com o Presidente Marcelo Soletti de Oliveira, e Giovana Hess, Assessora Técnica. Marcelo e Giovana também estiveram em Costa Rica.

Em Porto Alegre, também será assinado um convênio de cooperação entre a ARESEP e a EPTC.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: