Volkswagen vence licitação para fornecer 500 micro-ônibus para Ministério do Desenvolvimento Social

Veículos já têm plataformas elevatórias com poltronas. Clique para Ampliar - Foto: Divulgação Volkswagen Caminhões e Ônibus

Primeiras 54 unidades foram entregues nesta terça-feira no Distrito Federal

ADAMO BAZANI

A Volkswagen Caminhões e Ônibus entregou nesta terça-feira, em Brasília, 06 de novembro de 2018, as primeiras 54 unidades do micro-ônibus Volksbus 8.160 ODR de um lote de 500 veículos para o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

A montadora venceu uma licitação do órgão.

Os veículos estão disponíveis para ser adquiridos pelos estados e municípios para a realização das ações de assistência social. O objetivo é garantir o transporte dos usuários e as equipes multidisciplinares da rede de proteção social básica e especial integrantes do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.  Esta rede socioassistencial foi criada para identificar e direcionar programas e benefícios a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade.

Os micro-ônibus têm a mesma configuração exigida pelo Programa Caminho da Escola, para tráfego em áreas rurais e regiões de difícil acesso.

A carroceria dos veículos é Thunder Way, da Neobus, empresa da Marcopolo S.A.

O modelo já conta com poltrona em plataforma elevatória – DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) para acessibilidade a pessoas com deficiência. A capacidade de cada micro-ônibus é para 25 passageiros.

Em nota, o presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, disse que é a segunda grande licitação do Governo Federal vencida pela marca neste ano.

“Desenvolver e fornecer veículos que permitem o acesso da população a seus direitos e a uma vida mais digna é gratificante. E este ano é bastante especial, pois conquistamos duas licitações neste sentido, esta do MDS, que é inédita, e a do programa Caminho da Escola”, – relatou.

Neste ano, a Volkswagen venceu uma concorrência para fornecer 3,4 mil ônibus no âmbito do Caminho da Escola, que tem o objetivo de facilitar o acesso à educação em áreas de condições desfavoráveis de tráfego.

Desde 2007, quando foi criado o programa, a marca diz que já forneceu 16 mil unidades de micro e midi ônibus que “transportam mais de 3,5 milhões de crianças nos lugares mais remotos do Brasil, atendendo a cerca de cinco mil municípios.”

Na mesma nota, a Volkswagen Caminhões e Ônibus relaciona algumas das características dos veículos.

Dentre os atributos necessários para vencer os trajetos mais difíceis estão suspensão elevada e reforçada, pneus de uso misto, eixo dianteiro com viga forjada, balanço dianteiro mais curto, bloqueio no diferencial traseiro, ângulos de ataque e saída maiores, poltronas estofadas e de fácil limpeza, mecanismos anti-esmagamento na porta e ainda dispositivo de poltrona móvel (DPM) que garante a acessibilidade para os alunos com mobilidade reduzida.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

1 comentário em Volkswagen vence licitação para fornecer 500 micro-ônibus para Ministério do Desenvolvimento Social

  1. Daniel Ramos de Oliveira // 7 de novembro de 2018 às 11:22 // Responder

    Ótima iniciativa, pois, as Prefeituras possuem dificuldades de realizar o transporte de pessoas que necessitam do trabalho assistencial para as suas necessidades e programas organizados pelos setores responsáveis por esse trabalho. Esse programa, assim como o Caminho da Escola, tendo a ser um sucesso, além de auxiliar os cidadãos que necessitam de transporte de qualidade e gratuito, auxilia também a indústria pra manter uma produção adequada, mesmo em tempo de crise.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: