Quase 500 empresas de ônibus no Brasil divulgam campanha do Novembro Azul nos veículos

Uma das peças da campanha para as redes sociais das empresas - Clique na imagem para ampliar

Além de destacar a necessidade de prevenção ao câncer de próstata, mês é oportunidade para debater sobre a saúde em geral do homem

ADAMO BAZANI

Em torno de 500 empresas de ônibus urbanos e metropolitanos aderiram em todo o País à campanha do Novembro Azul, que procura conscientizar a população para a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata.

As companhias estão colando em seus veículos peças publicitárias, elaboradas pela NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos em parceria com Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

O material publicitário inclui busdoor, cartaz e postagens para mídias sociais, de acordo com a NTU, que diz em nota que um dos objetivos é que as empresas possam ser multiplicadoras da mensagem de prevenção de doenças que atingem o público masculino.

“As peças publicitárias poderão ser vistas em ônibus de todas as regiões do país: os materiais foram disponibilizados para as 497 empresas associadas e 75 entidades filiadas (sindicatos, associações e federações) da NTU, que poderão replicar a campanha localmente.”

Além do câncer de próstata, a campanha visa ampliar a abordagem, tratando de assuntos como saúde física e mental, a vacinação de homens jovens e adultos, cuidados a serem adotados para prevenir vários tipos de câncer e doenças cardíacas.

Segundo a NTU, a campanha também incentiva os homens a acompanharem suas parceiras grávidas nos exames de pré-natal, fortalecendo os laços familiares.

Em nota, o presidente executivo da NTU, Otávio Cunha, disse que a vantagem de uma campanha em ônibus, uma “mídia circulante”, é alcançar de uma só vez diferentes tipos de público.

“Dentro do ônibus temos um público diverso, homens de todas as faixas etárias, que nem sempre têm acesso a essas informações. Nosso setor está fazendo sua parte para que os objetivos do Novembro Azul sejam alcançados. A prevenção é sempre o melhor remédio”.

As empresas de ônibus também por conta própria têm realizado ações em suas redes sociais, canais de comunicação e com seus funcionários. Algumas companhias, incluvise, adesivaram toda a lataria dos veículos com a cor azul e mensagens em alusão ao tema.

SAÚDE DO HOMEM:

Segundo a OPAS/OMS, a estimativa é de que 17,7 milhões de pessoas morreram por doenças cardiovasculares em 2015, representando 31% das mortes registradas em todo o mundo. Já o câncer foi responsável, ainda de acordo com a OPAS/OMS, por 9,6 milhões de óbitos somente neste ano. O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns e, por ano, em média, registra 1,28 milhão de casos.

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) diz que 16% da carga global de doenças e lesões em pessoas com idade entre 10 e 19 anos têm relação com as condições de saúde mental.

Na nota, a NTU ainda diz que o organismo internacional, parceiro na campanha, destaca a importância das vacinações.

“A OPAS/OMS também destaca que a vacinação previne doenças, deficiências e mortes por uma série de enfermidades, como sarampo, febre amarela, difteria, hepatite B, caxumba, coqueluche, pneumonia, poliomielite, diarreia por rotavírus, rubéola e tétano. Por isso, a campanha ressalta a importância de se manter as vacinas em dia.”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: