Mongaguá publica aviso de edital de licitação dos ônibus

Ônibus da empresa Ação, que atua com contrato emergencial. Foto: Ailton Florencio (Ônibus Brasil) – Clique para ampliar

Desde maio uma empresa opera com contrato emergencial, em substituição de viação que deixou de prestar serviços e apresentava problemas

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Mongaguá, no litoral paulista, publicou no Diário Oficial do estado desta quarta-feira, dia 31 de outubro de 2018, Aviso de Edital da Concorrência Pública para a exploração e prestação do serviço de transporte coletivo urbano e rural. O certame ocorrerá no dia 3 de dezembro deste ano, às 10h:00.

edital_mongagua

No dia 23 de agosto deste ano a prefeitura de Mongaguá abriu consulta pública para receber sugestões para a elaboração do edital, cuja finalidade foi agregar sugestões à concorrência que definirá a concessionária que assumirá o sistema de transportes por ônibus na cidade. Relembre: Prefeitura de Mongaguá abre consulta pública para licitação que vai regularizar transportes na cidade

No comunicado da consulta pública, a prefeitura afirmou que seriam necessárias alterações dos itinerários:

“A dinâmica da cidade e os processos constantes de transformações criaram novas necessidades e tornaram imprescindível a atualização dos itinerários de execução dos serviços de transporte público”

Agora, com a concorrência e a escolha de uma nova empresa, um histórico de problemas pode ter um final positivo. Isso porque desde o dia 07 de maio deste ano, a Ação Transportes e Turismo opera por meio de contrato emergencial com validade de 180 dias, no lugar da Viação Beira Mar que atuava há cerca de 30 anos na cidade. Relembre: Após 30 anos de concessão, Câmara de Mongaguá aprova fim de contrato com Viação Beira Mar (20 de março de 2018)

Ação Transportes e Turismo vai assumir transporte coletivo em Mongaguá (4 de maio de 2018)

A Beira Mar vinha apresentando problemas operacionais e financeiros. Quantidade insuficiente de ônibus nas ruas e greve de motoristas por falta de pagamento eram situações que se tornavam cada vez mais comuns no cotidiano dos passageiros. Relembre: Mais uma vez, moradores de Mongaguá estão sem ônibus (30 de abril de 2018)

Em fevereiro de 2018, por exemplo, dos 12 ônibus da frota da Beira Mar, apenas um estava funcionando, o restante estava quebrado.

O sistema de transportes de Mongaguá atende por dia, em média, 12 mil passageiros.

A Ação operou esses meses com uma frota de 17 veículos, sendo 13 ônibus escalados, dois micro-ônibus e mais dois ônibus reservas.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: