Após determinação judicial, idosos a partir de 60 anos passam a contar com gratuidade nos ônibus municipais de Osasco

Ônibus em Osasco já devem oferecer o transporte - Foto: Wesley Rocha/Clique para Ampliar

Inicialmente, é necessário apenas apresentar RG, mas em um mês será necessário ter um Bilhete Especial. Prefeitura e viações podem reverter decisão

ADAMO BAZANI

As empresas de ônibus do sistema municipal de Osasco, na Grande São Paulo, Auto Viação Urubupungá e Viação Osasco, já estão obrigadas a transportar sem cobrança de tarifa, idosos com 60 anos ou mais. Anteriormente, a gratuidade era para pessoas a partir de 65 anos, como prevê a lei federal.

O decreto 11.851, assinado pelo prefeito Rogério Lins, foi publicado no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira e está em vigor.

A gratuidade foi concedida após determinação da Vara da Fazenda Pública de Osasco, atendendo ação do vereador Severino Tinha Di Ferreira dos Santos.

Em caso de descumprimento, as viações podem ser multadas em R$ 100 mil por dia.

De acordo com o decreto, nos primeiros 30 dias, basta o passageiro apresentar RG ao motorista, mas depois será necessário ter o Bilhete Eletrônico Municipal – BEM Sênior.

Para isso, o idoso deve fazer um cadastro nos postos das empresas de ônibus apresentando original e cópia simples do RG e CPF e comprovante de residência em Osasco original e cópia simples com no máximo 03 (três) meses, com CEP.

O cartão deve ser emitido em, no máximo, cinco dias e o passageiro todo o ano deve renovar o cadastro.

O decreto, entretanto, pode ser revogado caso a prefeitura consiga reverter a decisão judicial.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Luiz Henrique Viana disse:

    Melhor que isto é fazer o Bilhete Único , emitido pela SPTRANS (Prefeitura de SP e Governo do Estado) valerem também nas cidades da grande SP (ABCDM e Osasco), a população vai agradecer muito!

  2. Gilma disse:

    Boa noite.
    Parabéns pela iniciativa.
    Agora se fizessem um cartão abrangendo todas as cidades vizinhas seria bom, porque é muito cartão para carregar que a gente acaba perdendo e quando vai pedir 2° via, cobram um absurdo.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading