Novo consórcio passou a operar serviço de balsas no litoral paulista
Publicado em: 26 de outubro de 2018
Vencedora da licitação, Consórcio Balsa Nova assumiu com contrato de 12 meses
ALEXANDRE PELEGI
O serviço de balsas do litoral paulista, administrado pela Dersa– Desenvolvimento Rodoviário S/A, está sob operação de uma nova concessionária desde a meia-noite desta quinta-feira, dia 25 de outubro de 2018.
O Consórcio Balsa Nova, que venceu a licitação, assume os serviços de transporte marítimo por 12 meses, em substituição à Internacional Marítima, e passou a operar as oito travessias litorâneas do estado: Santos/Guarujá, Guarujá Bertioga, São Sebastião/Ilhabela, Santos/Vicente de Carvalho, Cananeia/Continente, Cananéia/Ilha Comprida e Iguape/Juréia e Cananéia /Ariri.
A Dersa informa que em 2018 investiu R$ 18,3 milhões para a reforma de seis embarcações e três flutuantes. Segundo a empresa estatal, há a previsão de mais R$ 23 milhões, que seriam repassados pelo Governo do Estado, dinheiro que será usado para os serviços de manutenção das embarcações e de aquisição de novos motores para todas as travessias.
NOVAS EMBARCAÇÕES PARA A TRAVESSIA SÃO SEBASTIÃO/ILHABELA
Ainda segundo informações da Dersa, a Travessia São Sebastião/Ilhabela receberá mais duas balsas até o próximo feriado de finados, dia 2 de novembro. As duas embarcações se juntarão às cinco já existentes na travessia. Segundo a estatal, a embarcação FB-10 chegará na próxima semana. Com capacidade para 39 veículos, ela passou por completo processo de reforma e modernização, com investimento de R$ 2 milhões do Governo do Estado. Ainda em outubro chegará a FB-28, com capacidade para 65 veículos, em fase final de reforma no Guarujá.
A Dersa promete ainda para a alta temporada a chegada de uma oitava embarcação – a FB-20, com capacidade para 40 veículos, que também está sendo remodelada.
Entre o fim do ano e o início de 2019, a estatal do governo paulista prevê implantar a travessia exclusiva para pedestres, com a chegada das lanchas LS-02 e LS-04, atualmente em reforma. As duas receberam investimento de R$ 6,7 milhões, e têm capacidade para transportar até 370 passageiros cada uma por viagem. Com esse reforço, aumentará em cerca de 30% a capacidade de veículos em cada ferryboat.
Os flutuantes, tanto em São Sebastião quanto em Ilhabela, estão recebendo reforma completa com investimento de R$ 3 milhões, e a previsão é de que os trabalhos serão concluídos ainda neste mês.
OUTRAS TRAVESSIAS:
Santos/Vicente de Carvalho – dispõe de quatro lanchas, atendendo cerca de 14 mil usuários diariamente. Conta com a nova embarcação LS-05, para 450 passageiros, entregue em setembro em substituiu à LS-01.
Santos/Guarujá – recebeu o reforço de duas embarcações reformadas em setembro deste ano. A FB-05, com capacidade para 28 veículos, e a FB-19, com capacidade para 50 veículos.
Guarujá/Bertioga –margem de Bertioga conta com um flutuante modernizado, que recebeu investimento de R$ 1,5 milhão.
Cananéia/Ilha Comprida – a Dersa pevê para dezembro a chegada da balsa FB-12, com capacidade para 28 veículos, que passa por completa remodelação.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Não conheço todos os trechos em que se usam essas balsas, mas não seria mais fácil e melhor pra população, a construção de viadutos nessas regiões, principalmente nas travessias Bertioga/Guarujá e Guarujá/Santos?
Construções requerem tempo, custos altos e também um prejuízo relativo a fauna local, fora também a necessidade de área de manobra para embaracações.
Lembremos que houve os estudos e tentativa de instalação de um túnel, mas sem continuidade no projeto.
A travessia Santos-Guarujá tem 400 METROS, uma distância considerável ! Na China inauguraram uma ponte com 55 KILOMETROS !!!