Amazonino Mendes x Wilson Lima: o que dizem os programas de governo sobre a mobilidade no Amazonas

Disputa para Governo do Amazonas será entre PDT e PSC.

Amazonino cita estradas enquanto Lima menciona transporte público

JESSICA MARQUES

A definição do governador do Amazonas será feita no segundo turno. O cargo está sendo disputado entre os candidatos Amazonino Mendes, do PDT, e Wilson Lima, do PSC.

O resultado do primeiro turno foi de mais de 577 mil votos para Wilson e 536 mil para Amazonino. O terceiro lugar ficou para David Almeida.

Amazonino Armando Mendes nasceu em Eirunepé (AM) e tem 79 anos. Formado em Direito pela Universidade do Amazonas, começou a carreira política como prefeito de Manaus em 1983, cargo que ocupou mais duas vezes. Foi senador e elegeu-se governador do estado por três vezes. Em agosto de 2017, venceu uma eleição suplementar porque o governador José Melo e seu vice, Henrique Oliveira, foram cassados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Wilson Lima é nascido em Santarém, no Belém, e tem 40 anos. O candidato é jornalista e apresentador de televisão. Esta é a primeira vez em que disputa um cargo eletivo. Atualmente, o jornalista preside o PSC (Partido Social Cristão) do Amazonas. Para concorrer ao Governo do Estado do Amazonas, Lima deixou o comando dos programas Alô Amazonas e Manhã no Ar, ambos exibidos pela TV A Crítica.

O Diário do Transporte comparou os planos de governo de ambos e ressaltou todas as propostas nas áreas de mobilidade urbana.

Amazonino cita, em seu plano de governo, a retomada e entrega de obras paradas, como a duplicação da AM-070 e a recuperação da AM-010. Além disso, o programa cita a necessidade de ampliação do uso de gás natural em táxis e de tecnologias diversas no transporte público.

Wilson Lima, por sua vez, cita implementar uma ação integrada entre a Secretaria de Segurança Pública, a Prefeitura de Manaus e empresas do transporte coletivo para reprimir os assaltos em ônibus.

O candidato também cita parcerias com universidades e programas de pesquisa para criar soluções sustentáveis de mobilidade e segurança no transporte.

ACOMPANHE ABAIXO A ÍNTEGRA SOBRE MOBILIDADE DOS PROGRAMAS QUE ESTÃO REGISTRADOS NO TSE:

AMAZONINO MENDES

am

am2

WILSON LIMA

lw

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: