Gontijo é condenada a indenizar passageiro após espera de mais de três horas por ônibus

Caso foi julgado pela comarca de Uberlândia, no Triângulo Mineiro

JESSICA MARQUES

A Empresa Gontijo de Transportes foi condenada a indenizar um passageiro após uma espera de mais de três horas por um ônibus interestadual. O caso ocorreu em uma madrugada e foi julgado pela comarca de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

A decisão final foi da Décima Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que manteve sentença da comarca de Uberlândia contra a Gontijo Transportes Ltda.

Segundo informações do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a indenização será de R$ 3 mil por danos morais mais a tarifa da viagem, que foi vendida a R$ 255,16 na ocasião.

Além do atraso de três horas, o passageiro não conseguiu embarcar no dia seguinte, o que agravou o prejuízo.

Em alegação, a empresa informou que o horário que consta na passagem é apenas uma estimativa, por conta dos possíveis engarrafamentos nas rodovias.

A Gontijo alegou também que o passageiro não provou que compareceu ao local de embarque, portanto, acredita que não houve falha nos serviços.

O juiz Carlos José Cordeiro deu ganho de causa ao passageiro e a empresa recorreu.

Na avaliação do relator, desembargador Estevão Lucchesi, a falha na prestação dos serviços da empresa de transporte era evidente, “pois o consumidor ficou aguardando o veículo de madrugada, e a empresa não comprovou que cumpriu seu dever de instruir o usuário de seus serviços sobre como obter informações da localização do veículo e o tempo estimado de espera”.

Segundo o magistrado, havendo demora superior a três horas, a empresa é obrigada a devolver o valor da passagem, conforme a Lei 11.975/2009. “No caso, o atraso chegou a quase quatro horas, e incidentes nas rodovias constituem fortuito interno, previsíveis para as empresas de transporte e não afastam sua responsabilidade”.

Para o relator, mesmo que se tratasse de passagem rodoviária com horário em trânsito, o tempo de espera foi excessivo, e “a Gontijo não demonstrou que informou o consumidor sobre a situação do coletivo”.

O posicionamento foi seguido pelos desembargadores Marco Aurelio Ferenzini e Valdez Leite Machado.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. Vitor disse:

    Chupa Gontijo.

    1. Tarcísio disse:

      Por várias vezes já fui prejudicado pelos atrasos dos ônibus da Gontijo. Chegando a perder dia de trabalho

    2. Isaias de oliveira Andrade disse:

      A gontijo e a melhor e mais eficiente empresa de transporte terrestre. Se a maioria dos brasileiros se desloca por todo o Brasil é exatamente por conta da eficiência dessa verdadeira “mãe para os brasileiros” .

    3. Ariovalderiz Queiroz disse:

      Eu viajei de SP ao CE e do CE a SP por três vezes nesta empresa. .fiquei estarrecido com os ponto de apoio …São paradas de roubos…um litro de água 7 reais …um salgado 6 reais e muito ruim mal feito …outra pagar banheiro ..sem falar a sujeira …está empresas pra ficar ruim tem que melhorar 100% …E uma vergonha não ter autoridades pra fiscalizar estas linhas de ônibus …neste país sem lei não podia ser diferente .

  2. Miguel Paiva disse:

    EU tbm fui prejudicado em duas passagens por essa empresa Gontijo, minhas passagens eram Rio janeiro à Juazeiro BA, e nao me informaram q o ônibus sairiam de sao Paulo x Sobral Ceará enfim me prometeram em me recolocar em outro ônibus no dia seguinte espero até hojee.

  3. Eugimar Almeida Pereira disse:

    Não e possível que o passeio não compareceu no balcão de venda de passagens pra saber o que aconteceu

  4. Maria Aparecida C Oliveira disse:

    Direto eles fazem isto. Eu reclamo sempre e nada . Acho justo be a sentenca. Esta contijo ta passando dos limites.

  5. Linda Mel disse:

    Parabéns! Espero que seja condenada em outros abusos, como por exemplo, não permitir que uma pessoa deficiente viaje alegando que o ônibus é executivo sendo na verdade que o ônibus se parece mais com uma sucata sem poltronas, sujos, e com o teto desabando. PARABÉNS e tomara que outras pessoas tenham em ti exemplo de coragem e amor próprio como vc. Me sinto de alma lavada pq é um abuso o que eles fazem com seus passageiros.

  6. Rodrigo Zika! disse:

    Meu deus que absurdo, 3 horas.

  7. Eu disse:

    Chupa Gontijo

  8. Fabiano disse:

    A empresa sempre tem esses atraso e nunca que melhora a respeito disso nem para informar os seus passageiros mais ou menos a localização do veículo isso é uma falta de respeito com o consumidor.

  9. Fábio disse:

    Realmente essa empresa tem realizado serviços de péssima qualidade aos seus clientes , os ônibus para Rio de Janeiro /Ilhéus e vice-versa são umas sucatas fedorentas sem água ou café no Executivo, seus pontos de parada são horríveis, além do monopólio que a empresa faz, pois só ela faz esse percurso entre Rio de Janeiro e Ilhéus, seus empresários não estão nem aí, só querem lucrar !
    Então, já foi tarde essa condenação e achei pouco, pelo destrato que fazem aos passageiros . Que todos que se sentirem lesados busquem seus direitos!! Uma ora, ou melhoram ou entram em falência, tirando essas porcarias de latas velhas disfarçadas de ônibus!

  10. Madalena Vaz disse:

    Eu estava viajando nesse dia teve um atraso de mais de 6 horas, estava indo pra Guanhães MG o ônibus saiu às 20h30 logo notei que estava sujo e o banheiro com um cheiro insuportável o ônibus saiu e o ar estava desligado reclamei é-o motorista disse que não estava funcionando uns 30 m depois o ônibus parou começou a cheirar queimado, conclusão foi até a próxima parada ficamos 2 horas pra trocar de ônibus assim que saiu andou uns 15 minutos e houve o acidente ficamos parados por quase 4 horas sem saber o que havia acontecido . É não é a primeira vez que acontece esses atrasos

  11. José Henrique Barbosa disse:

    Fui funcionário da Gontijo infelizmente acontece esses atrasos pois o ônibus encontra se em trânsito e não podemos prever no deslocamento no percurso se a acidentes, ou problemas no percurso pois a Gontijo é severa e rígida sobre velocidade, marcação de atrasos e segurança e bem estar tanto do motorista como passageiros, fui demitido por imprudência minha mas essa é uma das melhores empresas que conheço pois trabalhei 10 anos

  12. Gabriel Lopes Neto Gabriel disse:

    Parabéns a Pessoa que teve essa iniciativa .

    1. Dayane disse:

      Sou funcionaria da empresa , e como disse na maioria das vezes a empresa não é culpada pelo atraso, mais infelizmente os passageiros culpa a empresa por acidentes na estrada, pista interditada, dentre outros.
      Vários passageiros questionam a “moleza” dos motoristas, querem que para recuperar, o atraso o motorista simplesmente acelere, sem se preocuparem se quer com a própria segurança
      A empresa é extremamente rígida com velocidade, pois se preocupa com a segurança do passageiro e do nosso funcionário.

  13. Mateus disse:

    Isso não é nenhuma novidade em se tratar da empresa Gontijo, sempre viajo com ela é tds os destino em que eu viajei tem atrasos principalmente a linha São Paulo x Salvador que eles botam horário de chegada as 6:30 e não chega menos de 9:00 Lamentável

  14. José Henrique Barbosa disse:

    Trabalho como motorista a 30 anos,Itapemirim, são Geraldo,são José,Atlântico, Gontijo enfim a empresas atendimento bom, ruim, regular mas tudo que se faz para agradar passageiro nunca está bom, limpeza sempre tem uma sacolinha para por lixo de 100 passageiro 10 usa o restante joga o lixo no assoalho, nas paradas nan respeitam os horários, sempre se atrasam e o motorista e o para raio de todos os problemas se o brasileiro fosse educado conservador com patrimônio alheio seria um pais maravilhoso mas infelizmente não e,pois está no sangue do brasileiro só de reclamar e não de tentar melhorar suas condutas, sempre vao reclamar, correr atrás de direitos mas nunca vão ser concientes do que podiam ter feito para conservar, analizar ver pós e contra ibfeinfelizm é Brasil

    1. Fábio disse:

      Rapaz, deixa de ser puxa-saco !!!
      O teu patrão ou patrões, estão se lichando para seus elogios a empresa !! Dê um mole e ou cometa uma negligência ou imprudência que você vai parar na rua com seus 30 anos!!
      Concordo com você, quando você cita que tem alguns passageiros sem educação e que jogam lixo no assoalho e no vaso sanitário do ônibus ! Porém, como concordar que devemos preservar o patrimônio!! ?
      Como conservar algo que está em péssimo estado???
      Se os ônibus fossem novos e confortáveis, dificilmente, os passageiros iriam destruir o meio de transporte mais em conta para a classe média /baixa!!
      Você não acha?? Se coloca no lugar do cliente e não do funcionário! Ok
      Você tem que puxar sardinha para seu trabalho, mais não ao ponto de puxar o saco, pois lembre-se que é um trabalhador assalariado como todos que viajam com você!

  15. Mano Meik disse:

    Isso aí pra eles tomar vergonha na cara tratar os passageiros com respeito e não como lixo tem que denuncia mesmo esses fdp

  16. Graciliano disse:

    Não me recordo qts vezes tomei chá de cadeira na Rod de Uberlandia esperando o Porto Velho-Mantena da 00:00 até as 06:00 da manhã. Não foram poucas vezes…Isso há 15 anos atrás. Pelo jeito nada mudou…

  17. Anderson disse:

    Só uma dica: se houver atraso, comprem qualquer coisa na rodoviária usando o cartão e guardem o comprovante. Assim você tem um jeito de provar que estava lá no horário.

  18. Júnior Fú disse:

    Ótimo parabéns a Gontijo abusa da falta de respeito com seus passageiros principalmente em Guinches!!!

  19. Cristiana disse:

    Muito bem,já era hora da Gontijo ser notificada pelo seu péssimo serviço que é prestado ao consumidor.Eu já esperei mais de 6 hs e no terminal não tinha nem um funcionário pra orientar uma das piores empresas de …

  20. Sirlene franklin disse:

    Fui prejudicada tbm quando fui de Minas pra Goiânia teve um atraso de 2 horas , e quando votei de Goiânia pra Minas teve atraso de duas horas tbm, estraviaram uma caixa minh
    a e até hoje não apareceu 😤

  21. MARIANE DOS SANTOS GOMES disse:

    Aconteceu isso comigo esperando o ônibus fiquei mais de 4horas na Rodoviária de Teofilo Otoni, fiz reclamação pelo telefone da Contijo. Isso aconteceu no início de agosto. É um descaso o que eles fazem!

  22. Jakson Vieira dos Santos disse:

    Nos temos um advogado aí em cima.Um motorista de 30 anos de experiência, defendendo a Gontijo. Se a Gontijo cismar de meter o pe’ nele, pouco custa.Eu viajei com ela,de Cel.Fabriciano a Bh,péssimo serviço.Ônibus catinguendo,velho e batendo muito.

  23. \Nelsimar leite disse:

    fui de São José do rio preto a Aracaju , paguei passagem de onibus Executivo e veio um lixo de convecional………..não tinha água, não tinha carregador de celular e nem wi fi………..viajei 3 dias numa porcaria de onibus………..estou processando a empresa e já to aguardando a indenização .

  24. ELIZEU NOVAES DE JESUS SOUZA disse:

    Pior empresa, tive transtornos muita dor de cabeça.
    Mim deixaram na rodoviária dormi na rua sem alimentar, sem abrigo.
    Nenhum direito do consumidor tem na cidade, por isso não consegui denunciar irregularidades, passei 15 horas de espera ,gastei 80 reais só para chegar na cidade.
    No final tive que comer oque eu iria levar na viagem.
    Na viagem tiver que gastar muito além ,muito prejuízo.
    Para mim deveria ter mais ônibus para o sul.
    A maioria da frota na bahia só tem o destino de SP.
    E um ônibus para Curitiba.
    Não resolveram nada.
    Falei com representantes mais nada aconteceu.
    Para mim essa é a pior de todas frotas de ônibus, muito irregularidades.

Deixe uma resposta para Isaias de oliveira AndradeCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading