Prefeitura de Curitiba adota nova tecnologia em cartão de transporte

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Objetivo é coibir fraudes e incorporar outros serviços ao bilhete

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Curitiba, no Paraná, adotou uma nova tecnologia no cartão de transporte. O objetivo da novidade é coibir fraudes no uso dos benefícios e incorporar, futuramente, novas funções ao bilhete.

Os lotes de cartão-transporte adquiridos pela Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) já contam com a nova tecnologia, segundo informações da Prefeitura.

“Mais de 80 mil cartões com o novo padrão já estão sendo usados. As categorias Isentos, Estudantes e Usuários são as que estão recebendo a novidade. Os próximos cartões Avulsos, vendidos em algumas bancas de revista, também virão no novo padrão tecnológico”, informou a administração municipal.

Apesar de a novidade ter sido divulgada, a Prefeitura preferiu não informar os detalhes do funcionamento da nova tecnologia do cartão. A mudança é imperceptível ao passageiro.

“O passageiro não nota diferença, pois o cartão é igual ao antigo”, disse o coordenador da Área de Tecnologia de Informação da Urbs, Vilson Kimmel, em nota. “Mas trata-se de uma tecnologia mais moderna em termos de segurança para o sistema de transporte e que pode gerar facilidades no futuro para o cidadão, pois permite incorporar no cartão outros tipos de serviços de pagamentos.”

CRÉDITOS PARA O CARTÃO-TRANSPORTE

A Urbs lançou neste mês o credenciamento para ampliar os locais de pontos de venda de carregamento de créditos do cartão-transporte.

Segundo a Prefeitura, o credenciamento é aberto a setores bancários ou financeiro, operadoras de transações eletrônicas em estabelecimentos comerciais, comércio varejista, serviços de venda e recarga de créditos eletrônicos para estabelecimento móvel, administração de cartões de créditos, débitos, alimentação, refeição, combustível.

“O cidadão poderá carregar os créditos em supermercados, farmácias, agências, lotéricas e diversos outros pontos”, informou Kimmel.

EXTRATO

Outra novidade também foi incorporada ao transporte público da capital paranaense. Os passageiros de Curitiba agora conseguem pegar o extrato completo do cartão de transporte pela internet. O recurso foi liberado após atualização no sistema de bilhetagem eletrônica da Urbs (Urbanização de Curitiba), nesta sexta-feira, 27 de abril de 2018.

Antes da mudança, os passageiros tinham que ir a um posto de atendimento para conseguir o extrato completo do cartão-transporte. Segundo informações da Urbs, só era possível retirar um extrato simplificado, com o registro das 12 últimas movimentações, agora, é possível selecionar o período desejado.

Relembre: Passageiros de Curitiba conseguem pegar extrato de cartão de transporte pela internet

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta