Inclusão da BBF no calendário oficial de São Paulo avança com aprovação pela CCJ

Evento reúne ônibus antigos e novos e retrata parte da evolução dos transportes

Evento reúne ônibus de diferentes épocas e milhares de fãs da história e da evolução dos transportes. Ainda faltam mais comissões para analisar o projeto

ADAMO BAZANI

A BusBrasil Fest, um dos maiores eventos do País que reúne fãs da história e evolução dos transportes coletivos, está mais perto de ser incluída no calendário oficial da cidade de São Paulo.

A Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa da Câmara Municipal deu parecer favorável ao projeto de lei 476 do vereador Policie Neto.

De acordo com a comissão, o evento se enquadra nos interesses de promoção cultural e social da cidade.

Com efeito, o artigo 30, inciso I, da Carta Magna permite que o Município edite leis sempre que a questão social envolva algum interesse local, como é o caso em comento. Assim, a matéria não encontra óbices legais, estando amparada no art. 13, inciso I, e art. 37, caput, ambos da Lei Orgânica do Município de São Paulo.

Não é necessária aprovação em dois turnos no plenário, mas a matéria ainda vai seguir para análise de outras comissões de vereadores.

O encontro ocorre desde 2001 e, na primeira edição, reuniu apenas 50 pessoas e oito ônibus entre antigos e novos. Já a edição mais recente, de 2017, conseguiu em frente ao estádio do Pacaembu, na Praça Charles Miller, trazer em torno de 140 ônibus e foi visitado até mesmo por quem não é profissional do setor de transportes ou pelos busólogos (aficionados por ônibus).

Neste ano, a BBF ocorre no dia 25 de novembro no mesmo lugar, na praça Charles Miller, com apoio do Diário do Transporte.

Haverá veículos nunca antes expostos, como o trólebus Torino ano 1980 (chassi) restaurado pela Ambiental Transportes, da zona Leste da capital paulista, como mostrou a reportagem, e o Caio Gabriela, da Viação Osasco, cujas imagens circularam em redes sociais.

https://diariodotransporte.com.br/2018/09/20/ambiental-restaura-trolebus-que-reune-a-historia-de-diversas-fases-dos-transportes-paulistanos/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta