Comitê solicita ônibus gratuitos para segundo turno das eleições em Manaus

No primeiro turno, mais de mil ônibus gratuitos atenderam os eleitores. Foto: Robervaldo Rocha.

Câmara havia aprovado gratuidade para primeiro dia de votação

JESSICA MARQUES

O Comitê Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral e ao Caixa Dois nas Eleições solicitou que a Prefeitura de Manaus concedesse novamente ônibus gratuitos para o segundo turno das eleições, que ocorrem em 28 de outubro de 2018.

Em 6 de outubro, a Câmara Municipal de Manaus, em sessão extraordinária, aprovou um projeto de lei encaminhado pela Prefeitura solicitando ônibus gratuitos para o primeiro turno.

Desta vez, o comitê destacou que o pedido já havia sido realizado no primeiro turno e utilizou o fato como argumento para a solicitação.

Conforme informado pelo comitê, o objetivo da gratuidade é conscientizar o eleitor sobre a importância do voto, além do combate a ilegalidades durante o período eleitoral.

A SMTU (Superintendência Municipal de Transportes Urbanos) informou que, no primeiro turno, foram utilizados 1.264 ônibus municipais para o transporte de eleitores.

Relembre: Câmara de Manaus aprova gratuidade de ônibus nas eleições

HISTÓRICO

A prefeitura havia decidido não oferecer a gratuidade, acatando recomendação do TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas) dada em 2017.

Este ano a Casa Civil voltou a consultar o Tribunal, e a prefeitura alega que o órgão demorou a responder. Por causa disso, o PL seguiu para a Câmara em cima da hora. Na resposta encaminhada ao prefeito Arthur Neto, a Corte Eleitoral considerou que a iniciativa é exclusiva do Poder Executivo Municipal.

Mesmo após o recadastramento biométrico transferindo os eleitores para as unidades de votação mais próximas de suas casas, o TRE afirmou não haver qualquer impedimento para o estabelecimento da gratuidade do transporte no dia das eleições.

A frota, segundo a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), deverá operar com 100% dos veículos e sistemas de fiscalização e de apoio nos terminais.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading