Circular em faixa de ônibus é a terceira infração de trânsito mais cometida em São Luís

Objetivo das faixas exclusivas é dar agilidade ao transporte coletivo. Foto: Handson Chagas / Divulgação.

De junho a agosto deste ano, foram aplicadas 5.687 multas para os casos

JESSICA MARQUES

A terceira infração de trânsito mais cometida em São Luís, no Maranhão, é por circular na faixa exclusiva para ônibus. De junho a agosto deste ano, foram aplicadas 5.687 multas para os motoristas que circularam indevidamente pelas vias.

A infração que liderou o número de multas na capital foi por excesso de velocidade, segundo informações publicadas pelo portal O Imparcial.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, informou que a fiscalização eletrônica das faixas exclusivas para ônibus foi implantada no fim de 2017. O objetivo da medida foi garantir a fluidez ao transporte coletivo.

Os automóveis particulares podem circular pela faixa de ônibus da capital das 13h59 dos sábados até 5h das segundas-feiras. O mesmo critério é utilizado para os feriados.

No período em que a circulação de automóveis é proibida, estão autorizados a passar pela faixa exclusiva apenas ônibus, táxis (com ou sem passageiros), ambulâncias, viaturas da Polícia e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte.

Os veículos particulares podem entrar na faixa exclusiva para ônibus apenas nos trechos permitidos para conversão. Os locais estão sinalizados com pontilhados brancos, para indicar a permissão.

A multa para os motoristas que desrespeitarem a lei é de R$ 293,47, pois a infração é considerada gravíssima. Segundo a Prefeitura, o motorista ainda pode ter o veículo retirado do local.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: