Aplicativo permite acompanhar horário dos ônibus na Região Metropolitana de Recife

Aplicativo também permite consultar as opções de ônibus para chegar ao destino, o valor das tarifas, o horário das linhas, entre outras funcionalidades. Foto: Divulgação.

Ferramenta integra o Simop (Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação) implantado nesta segunda-feira

JESSICA MARQUES

Um aplicativo lançado nesta segunda-feira, 8 de outubro de 2018, permite que os passageiros acompanhem o horário dos ônibus na Região Metropolitana de Recife. A ferramenta integra o Simop (Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação), implantado nesta segunda.

Além de verificar a que horas os ônibus vão chegar, o aplicativo, chamado Grande Recife, também vai permitir consultar as opções de ônibus para chegar ao destino, o valor das tarifas, o horário das linhas, entre outras funcionalidades.

Para ter acesso ao programa, o usuário deve acessar a Play Store do celular com sistema Android e procurar pelo Grande Recife. Em seguida, deve baixar e instalar. Em até três semanas, o programa também estará disponível para iPhone na Apple Store, segundo informações do Grande Recife Consórcio de Transporte.

Ao abrir o aplicativo Grande Recife, o usuário identifica um mapa com a localização e os pontos de ônibus mais próximos. Na parte inferior da tela, ao clicar no botão Como Chegar, é possível inserir os endereços de origem e o de destino. Então, o sistema indica as opções de linhas, rotas e valores de passagem para chegar ao ponto desejado.

O aplicativo também conta com a identificação de todos os pontos de ônibus da rua no link “Paradas”, informa as linhas que atendem aos locais e os horários de chegada previstos. O itinerário e as paradas das linhas de ônibus também estão disponíveis.

O Grande Recife Consórcio de Transporte informou que o aplicativo está em fase de testes, e vai operar inicialmente com todas as linhas de BRT do Corredor Norte/Sul (oito que ligam o município de Igarassu ao Centro do Recife); Corredor Leste/Oeste (seis que ligam a cidade de Camaragibe ao Centro do Recife) e todas as 20 linhas da empresa Globo que operam na Zona Norte da capital.

Com isso, mais de 270 ônibus serão acompanhados e 2.200 viagens monitoradas diariamente, conforme divulgado pelo consórcio.

SIMOP

O Simop (Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação) começou a operar em fase de testes nos ônibus da Região Metropolitana de Recife nesta segunda-feira, 8 de outubro. A ferramenta tem como objetivo controlar e transmitir informações em tempo real sobre o transporte coletivo.

A promessa foi feita pelo governo de Pernambuco durante negociação comandada pelo Ministério Público do estado, nesta segunda-feira, 24 de setembro de 2018.

Relembre: Sistema de informação de ônibus de Recife começa a operar em fase de testes em outubro

A expectativa do consórcio é de que, até o fim do ano, todas as linhas que circulam pela RMR sejam acompanhadas pelo aplicativo.

Confira, abaixo, quais são as linhas acompanhadas pelo aplicativo atualmente.

Linhas do Corredor Norte/Sul:

1900 – TI PE-15 (PCR)

1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto)

1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto)

1976 – TI Pelópidas (PCR)

1970 – TI Pelópidas/TI PE-15

1946 – TI Igarassu (PCR)

1961 – TI Abreu e Lima (Dantas Barreto)

1962 – TI Abreu e Lima (PCR)

Linhas do Corredor Leste/Oeste:

2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista)

2480 – TI Camaragibe/Derby

2437 – TI Caxangá (Conde da Boa Vista)

2441 – TI CDU (Conde da Boa Vista)

2443 – TI CDU/TI Joana Bezerra

2444 – TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista)

Linhas de empresa Globo:

411 – Plaza Shopping (Dantas Barreto)

510 – Nova Descoberta/Derby

513 – Córrego da Areia

514 – Nova Descoberta (Córrego do Joaquim)

515 – Nova Descoberta (Bacurau)

517 – Córrego do Inácio

611 – Alto José do Pinho

612 – Morro da Conceição

613 – Morro da Conceição (Bacurau)

622 – Vasco da Gama (Cabugá)

623 – Vasco da Gama (João de Barros)

640 – Guabiraba/Derby

641 – TI Macaxeira/Encruzilhada

642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo)

643 – Córrego do Jenipapo (Bacurau)

644 – Largo do Maracanã

645 – TI Macaxeira (Av. Norte)

680 – Vasco da Gama/Afogados

710 – Beberibe/Derby

914 – PE-15/Afogados

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (81) 99488.3999, que é exclusivo para reclamações.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: