Aplicativo permite acompanhar horário dos ônibus na Região Metropolitana de Recife
Publicado em: 8 de outubro de 2018

Ferramenta integra o Simop (Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação) implantado nesta segunda-feira
JESSICA MARQUES
Um aplicativo lançado nesta segunda-feira, 8 de outubro de 2018, permite que os passageiros acompanhem o horário dos ônibus na Região Metropolitana de Recife. A ferramenta integra o Simop (Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação), implantado nesta segunda.
Além de verificar a que horas os ônibus vão chegar, o aplicativo, chamado Grande Recife, também vai permitir consultar as opções de ônibus para chegar ao destino, o valor das tarifas, o horário das linhas, entre outras funcionalidades.
Para ter acesso ao programa, o usuário deve acessar a Play Store do celular com sistema Android e procurar pelo Grande Recife. Em seguida, deve baixar e instalar. Em até três semanas, o programa também estará disponível para iPhone na Apple Store, segundo informações do Grande Recife Consórcio de Transporte.
Ao abrir o aplicativo Grande Recife, o usuário identifica um mapa com a localização e os pontos de ônibus mais próximos. Na parte inferior da tela, ao clicar no botão Como Chegar, é possível inserir os endereços de origem e o de destino. Então, o sistema indica as opções de linhas, rotas e valores de passagem para chegar ao ponto desejado.
O aplicativo também conta com a identificação de todos os pontos de ônibus da rua no link “Paradas”, informa as linhas que atendem aos locais e os horários de chegada previstos. O itinerário e as paradas das linhas de ônibus também estão disponíveis.
O Grande Recife Consórcio de Transporte informou que o aplicativo está em fase de testes, e vai operar inicialmente com todas as linhas de BRT do Corredor Norte/Sul (oito que ligam o município de Igarassu ao Centro do Recife); Corredor Leste/Oeste (seis que ligam a cidade de Camaragibe ao Centro do Recife) e todas as 20 linhas da empresa Globo que operam na Zona Norte da capital.
Com isso, mais de 270 ônibus serão acompanhados e 2.200 viagens monitoradas diariamente, conforme divulgado pelo consórcio.
SIMOP
O Simop (Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação) começou a operar em fase de testes nos ônibus da Região Metropolitana de Recife nesta segunda-feira, 8 de outubro. A ferramenta tem como objetivo controlar e transmitir informações em tempo real sobre o transporte coletivo.
A promessa foi feita pelo governo de Pernambuco durante negociação comandada pelo Ministério Público do estado, nesta segunda-feira, 24 de setembro de 2018.
Relembre: Sistema de informação de ônibus de Recife começa a operar em fase de testes em outubro
A expectativa do consórcio é de que, até o fim do ano, todas as linhas que circulam pela RMR sejam acompanhadas pelo aplicativo.
Confira, abaixo, quais são as linhas acompanhadas pelo aplicativo atualmente.
Linhas do Corredor Norte/Sul:
1900 – TI PE-15 (PCR)
1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto)
1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto)
1976 – TI Pelópidas (PCR)
1970 – TI Pelópidas/TI PE-15
1946 – TI Igarassu (PCR)
1961 – TI Abreu e Lima (Dantas Barreto)
1962 – TI Abreu e Lima (PCR)
Linhas do Corredor Leste/Oeste:
2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista)
2480 – TI Camaragibe/Derby
2437 – TI Caxangá (Conde da Boa Vista)
2441 – TI CDU (Conde da Boa Vista)
2443 – TI CDU/TI Joana Bezerra
2444 – TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista)
Linhas de empresa Globo:
411 – Plaza Shopping (Dantas Barreto)
510 – Nova Descoberta/Derby
513 – Córrego da Areia
514 – Nova Descoberta (Córrego do Joaquim)
515 – Nova Descoberta (Bacurau)
517 – Córrego do Inácio
611 – Alto José do Pinho
612 – Morro da Conceição
613 – Morro da Conceição (Bacurau)
622 – Vasco da Gama (Cabugá)
623 – Vasco da Gama (João de Barros)
640 – Guabiraba/Derby
641 – TI Macaxeira/Encruzilhada
642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo)
643 – Córrego do Jenipapo (Bacurau)
644 – Largo do Maracanã
645 – TI Macaxeira (Av. Norte)
680 – Vasco da Gama/Afogados
710 – Beberibe/Derby
914 – PE-15/Afogados
Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (81) 99488.3999, que é exclusivo para reclamações.
Jessica Marques para o Diário do Transporte

Como inovar o modelo de venda no transporte público?

Mercedes-Benz inova na oferta de Serviços 4.0 para clientes 4.0