Ônibus elétrico da Nova Bus, empresa do grupo Volvo, faz demonstração em Ottawa, Canadá

Modelo LFSe, 12 metros, com estação móvel de carregamento rápido

Fabricante canadense cedeu um protótipo de seu modelo LFSe e estações móveis de carregamento rápido para o evento

ALEXANDRE PELEGI

A fabricante de ônibus Nova Bus foi convidada a demonstrar em Ottawa – capital e quarta maior cidade do Canadá – seu ônibus totalmente elétrico nesta sexta-feira, dia 5 de outubro de 2018.

A Nova Bus, fabricante de ônibus canadense, é uma empresa do grupo Volvo, e fabrica desde ônibus elétricos e híbridos, até ônibus movidos a GNV.

O evento realizado na capital canadense tinha como objetivo proporcionar aos convidados uma oportunidade de aprender mais sobre as tecnologias e características deste tipo de veículo, e de conhecer a infra-estrutura associada, como o pantógrafo.

A OC Transpo, operadora de transporte de Ottawa, oferece serviços abrangentes de mobilidade para quase um milhão de pessoas. Dispõe de uma frota de mais de 900 ônibus e seis trens, atendendo cerca de 340.000 passageiros diários.

Para a demonstração a fabricante emprestou um protótipo de seu modelo LFSe e estações móveis de carregamento rápido, que foram enviadas para Ottawa. A fim de aproveitar a experiência do ônibus totalmente elétrico, autoridades e demais pessoas puderam participar de viagens com o ônibus.

Emmanuelle Toussaint, Vice-Presidente Jurídico e de Assuntos Públicos da Nova Bus, afirmou que todos da empresa estavam muito satisfeitos por poder fornecer o ônibus elétrico para a cidade de Ottawa para a demonstração. “Ele já está circulando há mais de um ano em Montreal, com ótimas estatísticas de desempenho. Esse evento não promove apenas a mobilidade sustentável e a eletrificação do trânsito em geral, mas também nos permite compartilhar a experiência e o conhecimento da Nova Bus nessas áreas“, concluiu.

MONTREAL

Desde que os primeiros ônibus elétricos da Nova Bus foram comissionados em Montreal em maio de 2017, eles rodaram mais de 100.000 km e já realizaram mais de 11.000 cargas rápidas. Maior cidade da província canadense de Quebec, Montreal é o segundo município mais populoso do país. Este primeiro ano de serviço também demonstrou a robustez do produto em condições climáticas extremas, bem como o desempenho das estações de carga rápida. Deve-se notar que este modelo de barramento requer menos manutenção, dado seu menor número de componentes mecânicos.

A autoridade de trânsito de Montreal (Société de transporte de Montréal) renovou a confiança na Nova Bus ao encomendar mais 4 unidades do modelo LFSe de 12 metros totalmente elétricos, com entrega prevista para o final de 2019.

Com um total de mais de 5.500 ônibus eletrificados vendidos no mundo (4.000 com a marca Volvo e 1.500 com a marca Nova Bus), a Volvo Buses é uma das líderes mundiais no mercado de ônibus elétricos, em rápida expansão.

A Nova Bus, provedora líder de soluções de transporte sustentável na América do Norte, inclui em seu portfólio ônibus elétricos híbridos, veículos de alta capacidade e sistemas integrados inteligentes de transporte. A empresa está avançando no projeto de eletrificação de seus principais componentes com vistas a reduzir o consumo de combustível e as emissões.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

1 comentário em Ônibus elétrico da Nova Bus, empresa do grupo Volvo, faz demonstração em Ottawa, Canadá

  1. Uma recarga cada 9km…….boa performance…. Kkkkkk

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: