Curitiba testa ônibus 100% elétrico em linha circular
Publicado em: 3 de outubro de 2018

Operação começa nesta quarta-feira, 3 de outubro de 2018
JESSICA MARQUES
A Prefeitura de Curitiba, no Paraná, começa a testar um ônibus 100% elétrico a partir desta quarta-feira, 3 de outubro de 2018. A operação será de um mês na linha Circular-Centro.
O veículo é um Volare, da montadora BYD. “É um veículo moderno, sem emissão de gás carbônico, óxido de nitrogênio nem da fuligem dos veículos tradicionais, confortável e que tem a cara de Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca, em nota.
A Prefeitura informou que solicitou à Urbs uma avaliação da possibilidade de implantar uma linha com ônibus movidos a energia elétrica. Se houver aprovação, quatro veículos serão encomendados.
O ônibus tem autonomia de aproximadamente 250 quilômetros por dia com uma carga cheia de bateria, segundo informações da Prefeitura. A linha Circular-Centro, por sua vez, roda cerca de 160 quilômetros por dia.
Durante o período de testes, o ônibus elétrico circulará das 6h20 às 19h30, no sentido horário da linha Circular-Centro, também de acordo com a administração municipal.
Além de ser elétrico, o ônibus apresenta um recurso que facilita o embarque e desembarque: o ajoelhamento. “A suspensão pneumática faz o veículo baixar a altura do piso para facilitar o embarque de passageiros com problema de locomoção. Uma rampa na porta de entrada também facilita a mobilidade”, explicou a Prefeitura, em nota.
A apresentação do veículo contou com a presença dos diretores da Urbs, Denise Vilela (Urbanização) e Aldemar Venancio Martins (transporte), além do presidente do Setransp (Sindicato das Empresas de Transporte Público de Curitiba e Região Metropolitana), Maurício Gulin e de representantes da Volare em Curitiba.
Jessica Marques para o Diário do Transporte
Comentários