Metrô de SP inaugura estações Santa Cruz, Klabin e Hospital São Paulo nessa sexta-feira, 28

Foto: Renato Lobo (Via Trolebus)

Novas estações provocarão fortes mudanças no fluxo dos usuários do transporte coletivo na capital

ALEXANDRE PELEGI

Ao entregar a estação AACD-Servidor da Linha 5-Lilás, no último dia 31 de agosto, o secretário de Transportes Metropolitanos Clodoaldo Pelissioni afirmou que as estações Hospital São Paulo, Santa Cruz (que será integrada à Linha 1 – Azul) e Chácara Klabin (que será integrada à Linha 2 – Verde) deveriam ser entregues entre os dias 15 e 20 de setembro.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2018/08/31/pelissioni-diz-que-mais-tres-estacoes-da-linha-5-lilas-serao-entregues-ate-20-de-setembro/

Com pequeno atraso em relação ao prometido pelo secretário Pelissioni, o Metrô de SP acaba de confirmar que as estações da Linha 5-Lilás, que mudarão bastante o fluxo de passageiros na capital, serão entregues nesta sexta-feira, dia 28 de setembro de 2018. Às 10h, apenas para a imprensa, será entregue a estação Hospital São Paulo. Às 10h30, com abertura para a população, será inaugurada a estação Santa Cruz.

As estações funcionarão das 10h às 15h, com cobrança de tarifa. A previsão é que até o fim de outubro elas comecem a funcionar no horário comercial, das 4h40 à meia-noite e aos sábados das 4h40 à 1h.

A Linha 5 – Lilás, em obras desde 1998, deveria ter sido concluída em 2014. Pelissioni atribuiu os atrasos principalmente a construtoras que não cumpriram cronogramas de obra.

Caminhos curtos, menos baldeações, mudanças de itinerários… É o que promete o Metrô de SP após a inauguração das novas estações.

A estação Santa Cruz fará a conexão com a linha 1-azul, que corta a capital de norte a sul. Já a estação Chácara Klabin permitirá ao passageiro da linha 5 fazer a transferência para a linha 2-verde, que acessa a avenida Paulista e liga a zona oeste à Vila Prudente, na zona leste.

O metrô de SP estima que com a linha 5-Lilás finalizada, 244 mil passageiros serão atraídos para o sistema de trilhos da Grande São Paulo.

Outra previsão é que com as novas estações haverá uma diminuição no número de passageiros que usam a linha 9-esmeralda da CPTM, e a linha 4-amarela do metrô, operada pela ViaQuatro. Isso porque elas compõem hoje o trajeto utilizado pelo morador do extremo da zona sul para chegar à região central da capital. Com as novas estações, a linha Lilás permitirá novos e mais curtos caminhos.

A Linha 5-Lilás é operada pelo Consórcio ViaMobilidade desde agosto de 2018.

O Consórcio, formado pelas empresas CCR e RUASinvest, venceu o leilão para assumir as operações da linha 5 Lilás de metrô de São Paulo e 17 Ouro de monotrilho, realizado no dia 19 de janeiro de 2018.

O contrato de concessão é de 20 anos e deve render neste período, entre receitas tarifárias e não tarifárias, R$ 10,8 bilhões. A exigência de investimentos é em torno de R$ 3 bilhões, entre trens, equipamentos e modernizações de estações, por exemplo.

lexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Renato Assis disse:

    Temos que agradecer ao nosso futuro presidente Geraldo Alkcmin que mesmo enfrentando a pior recessão da história brasileira, com muita garra, conseguiu concluir essa linha!

    Obrigado Deus!!!!

    1. Eduardo disse:

      Alckmin é um mentiroso cara de pau que prometeu a linha Ouro pra 2014 e está longe de entregar. É inacreditável que tenha gente defendendo esse cara.

      1. Delvania disse:

        Tem que darem um jeito na entrada da estação capão redondo. E uma zona todos os dias pra entrar, até chegar na catraca.

      2. Robson disse:

        Claro, apenas levou 20 anos para concluir.

        Enquanto isso, Salvador construiu e entregou 2 novas linhas de metrô em menos de 8 anos!!

        Mas Alckmin vai tomar a surra nas URNAS.

      3. Helen disse:

        Não fez mais que a obrigação, mesmo assim ainda superfaturou e atrasou em anos o transporte que é nosso direito e pagamos caro por isso. Políticos todos usurpadores do dinheiro publico

      4. Paulista com orgulho disse:

        Robson // 27 de setembro de 2018 às 15:27 //
        Claro, apenas levou 20 anos para concluir.
        Enquanto isso, Salvador construiu e entregou 2 novas linhas de metrô em menos de 8 anos!!

        RESPOSTA: COM O DINHEIRO DOS PAULISTAS, ladrões de impostos

    2. Alberto disse:

      Acho que vcs não entenderam a ironia.

    3. Cristiane disse:

      verdade Renato! e sem investimento do governo federal. Alckmin sempre teve que correr atrás de investimentos no exterior para salvar nosso Estado. E ainda tem um monte de ingratos que só criticam.

    4. Eduardo Gonçalves disse:

      Governo após governo o metro se deteriorou muito, além das expansões super-hiper-mega atrasadas.

      1. Ana disse:

        Verdade Renato e e Eduardo.
        A maioria dos brasileiros estão em São Paulo.
        Se o governador daqui é tão ruim porque vem para cá.

    5. Gildazio Vicente disse:

      Os gestores públicos estão a serviço do povo. Esta obra tinha que ser entregue em 2012/2014. Os recursos públicos são escassos, e a corrupção solapa boa parte. A cidade do México dá um baile em São Paulo, com o dobro e um pouco mais de malha ferroviária.

  2. EDS-SANTOS disse:

    Horario de funcionamento?,

    1. Nathan Kotujansky disse:

      Inicialmente das 10 às 15.

  3. Luiz Vilela disse:

    Que o próximo Governador perceba profundamente o impacto que esta linha terá na cidade e prossiga com as outras linhas, paradas.

  4. marcos disse:

    Discordo que o movimento diminuirá na linha 9 esmeralda, pelo contrário o movimento pode aumentar, porque muito usuário que pegaria ônibus no Grajau, vai pegar o trem para descer em Santo Amaro e pegar o Metrô, particulamente acho que muito usuário vai preferir ir até pinheiros, pois lá o escoamento é melhor e na estação Santo Amaro não vai dar conta, pois os trens que virão do Capão Redondo já vem com lotação excessiva, o embarque será muito difícil nesta estação.

    1. Ligeiro disse:

      Depende. O que provavelmente ocorrerá é uma redistribuição, e isso vai demorar pelo menos um ano ou mais.

      A linha 5 até Chácara Klabin tem um ponto positivo: dará opção mais “direta” para quem sai de Grajaú / Taboão até a região da Paulista e Centro.

      O escoamento da Linha 4 para a Linha 9 é um horror dado a questão das escadas rolantes. Quanto menos esforço, mais eficiência. Provavelmente se realmente funcionar bem a operação da Linha 5, a redistribuição ficará garantida. Vai pelo conjunto Linha 9 + Linha 4 quem apenas vai para a região acima da Linha 1 e quem pensa como alternativa para a Linha 3, indo para a Zona Leste.

      Com a baldeação na Chacara Klabin, ganha outra eficiencia, pois a pessoa tem menos “voltas” para ir para Vila Prudente ou região Sudeste.

  5. Ana disse:

    desafoga uma linha pra afogar a outra…agora a linha azul virará um caos

    1. Robson disse:

      A proposta de REDE é assim mesmo!

  6. jean fabio da silva macedo disse:

    o direito de ir e vir é de todos

  7. Rodrigo Zika! disse:

    Depois de mil anos, e só adiantamentos, ate que enfim, PSDB não queria nunca mais em SP.

  8. aparecido da silva disse:

    boa noite, moro próximo da linha do metrô da linha 5 lilás , meu muro é quase dentro da linha do trem. alguns vagões são silenciosos mas tem alguns que fazem mais barulhos do que os trens da cptm. um terror quando passam parece que vai derrubar minha casa.
    aparecido.

  9. Michael disse:

    Não sei como vão fazer quanto a quantidade de pessoas que já estão aderindo o metro Capão desde quando inaugurou a Est. Moema… a entrada do metro a cada dia dia que passa estâ mais lotada, levando quase 10 minutos até chegar as catracas… está isuportavel… as plataformas não estão suportando mais a quantidade de pessoas… e mesmo que almentarem a oferta de metro (tempo reduzido entre um e outro) ainda assim não dara vazão quando as Est. Santa Cruz e Chacara Klabin entrarem em funcionemto integral.
    Quem embarca na Est. Santo Amaro já vão bem mais tranquilos se comparado as Est. Capão, Campo Limpo, Vila das Belezas e Geovanni Gronchi.

  10. Maria o. disse:

    – ESTOU LOUCA PRA CHEGAR EM SÃO PAULO E MATAR A SAUDADES. ANDAR DE METRÔ. AMOOOOOO ESSA CAPITAL. ♡

  11. Renilde disse:

    Aff 😱 até que finalmente quem vai sentido Ibirapuera acredito que sera mais rápido , vamos aguardar o término da linha esmeralda para o Varginha quem sabe nas próximas eleições .

  12. Jsuejsksj disse:

    Kkkkkk quem.mora em invasão é complicado mesmo. Mas vai melhorar pra quem mora no capão e vai Te a Paulista ou. ZOna norte

    1. Jose Marcio disse:

      Sonho um dia que a CPTM vai chegar na estação Parelheiros. Mantenha isso viu #CPTM!

  13. Dalton Almeida disse:

    Olá,

    Os horários de operação a partir de segunda-feira (01/10) já serão os normais? Ou a conexão vai ficar três meses em horário reduzido, inútil, para quem entra 8h ou 9h no trabalho?

  14. Sheila disse:

    Nossa, foi muito rápido 20 anos, parabéns governo de São Paulo, eficiência e “gestão” esse é o lema.

    1. Patrícia Sena disse:

      Horário experimental, com cobrança de tarifa.

  15. Rosa Helena Costa Feminino Barbara disse:

    toda essa demora pra a inauguração e ainda vai ser em horário 9 as 16h?

  16. Geter Pereira disse:

    Vinte anos é muito tempo para se construir uma linha de metrô por completo. A China faz em 4 anos!! o Japão faz em 3!!
    Com a interligação da linha lilás com a Azul e Verde vai diminuir sensivelmente o tempo de deslocamento e melhorar o conforto do pessoal da zona sudoeste de SP.
    Meu receito é a saturação da estação Santa Cruz (muito mal dimensionada na linha azul) e na Chácara Klabin ( linha verde).
    Não vejo a hora de poder ir à casa da minha mãe sem carro.
    Uhuuuu

    1. Rodrigo Zika! disse:

      Com o PSDB no poder, não tinha como ser rápido, ficarei triste se o Dória ganhar.

  17. SANDRA DARLETE disse:

    Que ótima notícia, não era sem tempo, mas devemos lembrar que foi com atraso e que esse ano e eleição….

  18. Tathiane disse:

    E a linha laranja?? Ficou so na promessa. Desapropriaram um monte de residência e comércio e só ficou no papel…lamentável. Lembro q inicialmente a promessa era para ser entregue em 2016 estamos em 2018 e e a unica coisa q fizeram foram as desapropiações.

  19. Renato disse:

    Não dá pra dizer que nem cumpriram com a obrigação depois de tanto tempo.

    Como mamar é gostoso!

    Dava pra fazer mais quantas linhase de metro com o tempo que demoraram e ao “custo” que gastaram.
    Lembrem-se PSDB nunca mais.

  20. Rubens Freitas da Silva disse:

    Estou ancioso para usar por completo esta Linha 5 Lilás, valeu Metrô de SP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Próximo passo é a conclusão da linha 4 Amarela, pois eu moro entre essas 2 linhas(Taboão da Serra-SP)

  21. Alexandre Goncalves disse:

    Nossa ate que em fim conseguirei me deslocar de Santo Amaro à Mauá de Metrô e Trem… sem precisar utilizar o Trolebus .

  22. Valdeir disse:

    Parábens ao futuro Presidente Alckmin, mesmo cem um centavo do corrupto governo federal está entregando dezenas de estações de metro….

Deixe uma resposta para RobsonCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading