Sistema de informação de ônibus de Recife começa a operar em fase de testes em outubro

????????????????????????????????????

Simop deveria estar em operação desde 2014

JESSICA MARQUES

O Simop (Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação) começa a operar em fase de testes nos ônibus da Região Metropolitana de Recife em 8 de outubro. A ferramenta tem como objetivo controlar e transmitir informações em tempo real sobre o transporte coletivo.

A promessa foi feita pelo governo de Pernambuco durante negociação comandada pelo Ministério Público do estado, nesta segunda-feira, 24 de setembro de 2018.

Inicialmente, o teste será monitorado e feito nas linhas do BRT Norte-Sul e Leste-Oeste. Os veículos da empresa Globo, na Zona Norte da capital, também farão parte dos testes.

O Simop deveria estar em operação desde 2014. O objetivo da ferramenta seria dar maior controle ao poder público, para monitorar o serviço de transporte coletivo prestado pelas empresas aos moradores da Região Metropolitana de Recife.

O projeto já havia recebido R$ 22 milhões, mais da metade do valor previsto no contrato. Entretanto, até o momento o projeto não estava em funcionamento. Apenas havia sido construída a Central de Monitoramento da Operação, que estava desativada.

A ampliação do sistema de monitoramento de toda a operação envolveria 19 empresas e 390 linhas de ônibus. Para que isso ocorra, os proprietários das empresas de ônibus e o Grande Recife Consórcio de Transporte devem entrar em um acordo. Uma reunião está marcada para esta semana para a definição.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta