Ônibus do Programa Saúde nos Bairros, restaurado pela Leblon Transporte, soma mais de mil atendimentos desde abril de 2017

Publicado em: 25 de setembro de 2018

Funcionários da Secretaria da Saúde e gestores da Leblon Transporte em uma das ações do ônibus

Veículo é utilizado para medicina preventiva e também em campanhas de conscientização de saúde, uma delas, foi certificada pela ONU

ADAMO BAZANI

Um ônibus que estava encostado, ao relento, hoje tem ajudado a melhorar a vida de muitas pessoas no município de Fazenda Rio Grande, com em torno de 140 mil habitantes, na região Metropolitana de Curitiba.

Utilizado no Programa Saúde nos Bairros, da Secretaria Municipal de Saúde, desde abril de 2017, quando começou a circular pela cidade, o ônibus proporcionou mais de mil atendimentos, segundo o secretário Rejomar Lopes de Andrade.

No veículo são realizados exames como aferição de pressão arterial e testes de glicemia, hepatite, sífilis e HIV, por exemplo.

O secretário disse à reportagem que o objetivo dos trabalhos com o ônibus é a promoção e prevenção em saúde.

Rejomar conta que, em muitos casos, as pessoas atendidas pelo ônibus nem sabiam que precisavam de acompanhamento médico.

“Diversas pessoas hipertensas ou com diabete, por exemplo, não sabiam que tinham estes quadros e descobriram nos atendimentos realizados no ônibus. Elas foram orientadas, encaminhadas paras as Unidades Básicas de Saúde, que são a porta de entrada no sistema público, e agora recebem o acompanhamento necessário” – disse o secretário.

Caio Vitória vai até às regiões mais afastadas e de difícil acesso para levar Saúde aos Bairros

Além de transportar todos os equipamentos utilizados nos exames, o ônibus leva às comunidades mais carentes, médicos, enfermeiros e até mesmo profissionais de odontologia que dão orientações à população e, quando necessário, os encaminhamentos para especialistas e tratamentos.

Foram realizadas parcerias com escolas de enfermagem que enviam estagiários que, orientados por profissionais formados, têm a oportunidade de um contato direto com a realidade dos atendimentos de saúde nas comunidades.

Parcerias com farmácias do município garantem lanches para as equipes de profissionais e o fornecimento das fitas usadas nos testes de diabete.

O secretário de saúde conta que a comunidade já criou uma identificação com o ônibus.

“Divulgamos com antecedência onde o ônibus vai estar e as pessoas aguardam ansiosamente pelo veículo. A comunidade se tornou parceira. Já houve casos de lideranças comunitárias conseguirem médicos oftalmologistas, acupunturistas e outros profissionais de saúde, que aproveitam a estrutura oferecida pelo ônibus” – relata.

Ônibus chegando a um dos bairros para participar de campanha de conscientização

O ônibus também é utilizado em campanhas temáticas de conscientizações voltadas para a saúde.

Em uma delas, do “Agosto Dourado”, de orientação sobre a amamentação, a campanha com o ônibus recebeu um certificado da ONU – Organização das Nações Unidas, de acordo com o secretário.

VITÓRIA PARA A SAÚDE:

O ônibus é dos anos 1990, modelo Vitória, da encarroçadora Caio.

E o nome não poderia ser mais apropriado.

Na visão do secretário, a reforma do ônibus foi uma vitória para a saúde do município.

Rejomar contou que o veículo já pertencia à prefeitura e estava encostado, quando surgiu a ideia de fazer com que o ônibus voltasse a ter utilidade.

“Com certeza, era um veículo que poderia ir até para o ferro-velho com o tempo. Tivemos a ideia de fazer com que ele levasse saúde às comunidades. Procuramos a Leblon [empresa que opera na região] que de pronto aceitou o desafio e recuperou todo o ônibus, inclusive fazendo a plotagem”- conta.

Segundo a Leblon Transporte de Passageiros, os trabalhos de recuperação exigiram mais de 150 horas de atuação das equipes da empresa.

Foram realizados serviços de revisão mecânica e elétrica, troca de peças, funilaria, pintura, higienização completa e adesivação.

“O lema da Leblon é servir com excelência à Excelência. Quando atendemos aos necessitados, estamos cumprindo um mandamento de Deus. A Leblon atua em diversos projetos em parceira com a comunidade. Também reformamos um ônibus do mesmo modelo para a APAE de Fazenda Rio Grande usado no transporte dos alunos” – disse o diretor da Leblon Transporte de Passageiros, Haroldo Isaak.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

  1. Sandro R dos Santos disse:

    Bom dia,
    Excelente idéia de dar a devida utilidade a estes carros que muitas vezes algumas empresas e/ou prefeituras quando os tem acabam deixando no fundo do local da garagem geral largado ao tempo e ao relento se deteriorando enquanto poderiam utilizá-los como consultórios movéis, ao invés de fazer novos prédios, porque não utilizar esta idéia de consultório móvel, para a cada dia pudessem atender uma região, ou um bairro em específico.
    Parabéns a prefeitura e a Leblon pela parceria que certamente os demais governantes de nosso Brasil, deveriam comprar e aderir a esta idéia.

Deixe uma resposta